https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6819/erechim--referncia-no-incentivo-s-micro-e-pequenas-empresas
08/05/2013
Erechim é referência no incentivo às micro e pequenas empresas
Do final de 2009 a maio de 2013, um total de 1.780 microempreendedores iniciaram suas atividades no município. Números foram apresentados nesta quarta-feira (8) durante Seminário de Compras Governamentais, na URI.
O município de Erechim é um dos destaques do Estado no incentivo às micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae. Hoje, a Capital da Amizade está entre os 70 municípios gaúchos que já tornaram realidade a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A iniciativa do governo local surgiu em 2009, quando, através de lei municipal, se entendeu necessária a criação de novas alternativas para fomento da economia, com foco nesta categoria que representa 99% das empresas instaladas no país.
A iniciativa de Erechim foi apresentada na tarde desta quarta-feira (8) pelo prefeito Paulo Polis, durante o Seminário de Compras Governamentais, promovido na URI – Campus de Erechim pelo SEBRAE, governo do Estado do Rio Grande do Sul e Tribunal de Contas do Estado. O objetivo do encontro foi de incentivar prefeituras da região Alto Uruguai a trabalharem os potenciais da sua rede de negócios locais, com foco na venda de produtos, bens e serviços ao poder público.
Fazendo uso da palavra, o prefeito Paulo Polis apresentou dados que mostram o fomento dado pelo executivo de Erechim às micro e pequenas empresas da cidade.
“Em 2012, cerca de 37% de todas as compras, bens e serviços da modalidade de licitação pregão presencial da prefeitura de Erechim foram vencidas por empresas de pequeno porte, microempresas ou microenpreendedores individuais. Isso se deu por que decidimos apostar no pregão como forma de gerar economicidade ao poder público, mas também por que optamos pelo estímulo aos nossos empreendedores em início de atividade, orientando e disciplinando a participação destes nos certames”, revela Polis.
Do valor geral de bens, obras e serviços contratados via licitação pela prefeitura de Erechim no ano de 2012, 22,8% foram de responsabilidade de empresas de pequeno porte, microempresa ou microempreendedor individual. “Acreditamos que o papel do poder público é auxiliar desde o início, na criação das empresas, passando também pelo incentivo da oferta, possibilitando assim que a produção local tenha escoamento. “Quando iniciamos nossa trajetória no Governo Municipal, a equipe de governo se empenhou para buscar alternativas para fomento da economia local. Do final de 2009 a maio de 2013, foram 1780 microemprendedores individuais que iniciariam suas atividades no município, sendo que destes, cerca de mil passaram pelo Balcão do Empreendedor - ferramenta disponibilizada junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico para auxiliar na criação de novos negócios”, afirma.
O prefeito destaca também que, hoje, Erechim é uma das cidades com maior volume de aprovação de microcréditos para pequenos empreendedores no Rio Grande do Sul, através de um serviço oferecido pela Prefeitura, em parceria com Governo do Estado e Banrisul. “São pequenos créditos, que podem variar de R$ 3 a R$ 15 mil, mas que representam muito para estas pessoas que estão em busca de melhorar ou iniciar um negócio próprio. Mais de 800 micro e pequeno empreendedores da cidade já obtiveram seu crédito, e é um trabalho que seguiremos realizando para fortalecer nosso mercado local”, afirma.
O gerente regional do SEBRAE, Almir Luis Barrichello, ressaltou durante o eevnto que Erechim merece destaque também por realizar, desde 2009, a compra de 100% dos alimentos para a merenda escolar das escolas do sistema municipal de ensino diretamente com os produtores rurais e as agroindústrias da cidade. “Considerando que a maior parte dos municípios do Alto Uruguai têm na agricultura sua principal fonte de renda, este é um projeto que pode servir de modelo para outras ações na região”, destacou Barrichello. O projeto conquistou um troféu durante o Prêmio Gestor 2010, entregue pelo Sindifisco para projetos inovadores no âmbito da gestão pública.