Prefeitura Municipal de Erechim - Mais dez prefeituras da região assinam convênio com o CEREST

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6824/mais-dez-prefeituras-da-regio-assinam-convnio-com-o-cerest

09/05/2013

Mais dez prefeituras da região assinam convênio com o CEREST

Centro atende trabalhadores de toda região e oferecerá aos 22 municípios conveniados um total de 1.400 exames, além de ressonâncias magnéticas, ecografias, tomografias e outros serviços.

Nesta quinta-feira (9), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Alto Uruguai (CEREST-AU) fechou convênio com mais 10 municípios da região, que passam a utilizar os serviços oferecidos pela instituição para cuidados da saúde dos seus trabalhadores. A assinatura do termo de adesão e cooperação técnica foi realizada no auditório do CEREST, na parte da manhã, com presença dos prefeitos dos municípios recentemente conveniados e também do prefeito Paulo Polis, de Erechim, sede e berço administrativo do CEREST regional.

Os municípios que aderiram aos serviços do CEREST nesta quinta-feira são: Aratiba, Áurea, Barra do Rio Azul, Ipiranga do Sul, Cruzaltense, Quatro Irmãos, Faxinalzinho, Entre Rios do Sul e Carlos Gomes. Com estas novas adesões, somando-se aos que já haviam firmado convênio, o CEREST passa a atender 22 municípios do Alto Uruguai, oferecendo para os trabalhadores da região serviços custeados pelo Estado, para que as prefeituras possam investir recursos próprios na saúde básica e preventiva dos seus municípios.

Para o biênio 2013/2014 a entidade disponibilizará, sem custo para os municípios conveniados, um total de 1.400 exames de diagnóstico. Também serão oferecidas 500 ressonâncias magnéticas, além de 450 ecografias e outras 450 tomografias computadorizadas, capacitações e visitas de orientação pré-agendadas pelos municípios. O plano de aplicação dos recursos do CEREST para o exercício 2013 será apreciado pelo conselho gestor da entidade ainda neste mês de maio.

Para o prefeito Paulo Polis, é essencial que toda região se integre aos serviços do CEREST, possibilitando que investimentos mensais que seriam destinados para estes exames e serviços sejam aplicados em outras necessidades dos municípios. “Todos sabemos das dificuldades de se fazer gestão na área da saúde, principalmente em cidades de menor porte, onde os recursos são mais escassos. Por isso, estas oportunidades devem ser aproveitadas. O CEREST está instalado em Erechim, mas pertence a toda a região. Diante da necessidade de ampliar a rede de saúde regional, acredito que este seja um importante passo cumprido”, salienta Polis.

Segundo ele, outros encaminhamentos devem ser dados nos próximos meses com intuito de fortalecer a rede de saúde do Alto Uruguai. “Erechim, por ser uma cidade polo na região, naturalmente concentra a maior parte da demanda em seus hospitais, postos e centros de saúde. Estamos trabalhando junto ao Governo do Estado a formalização de um novo contrato para o Hospital Santa Terezinha, bem como um repasse que cubra a contrapartida dada hoje pelos municípios para utilização dos serviços dos hospitais, para que ”, complementa ele.

Em nome da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), pronunciou-se durante a solenidade o prefeito de Ito Muller, que ao agradecer a ação liderada pelo prefeito Polis, salientou a necessidade de cada vez mais unir esforços entre os municípios da região Alto Uruguai para que a região possa desenvolver-se econômica e socialmente.

O CEREST

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Alto Uruguai (CEREST) é um serviço especializado na área da saúde do trabalhador, tendo como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Entre as ações de destaque estão a vigilância aos ambientes e processos de trabalho; assistência e reabilitação (atendimentos a trabalhadores encaminhados pelo SUS vítimas de doenças e acidentes de trabalho); educação/formação (destinadas a profissionais de saúde, representantes sindicais e comunidade em geral); bem como ações de vigilância epidemiológica.

Equipe multiprofissional

A equipe do CEREST é constituída por um coordenador, um agente executivo especializado, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico do trabalho, motorista, zelador, além de técnicos de enfermagem e de segurança no trabalho.

Quem o CEREST atende

Compete ao CEREST atender a todos os trabalhadores das áreas urbanas e rurais, do mercado formal e informal, com carteira assinada ou não, autônomos, funcionários públicos/privados, desempregados, aposentados e domésticos, com agravos relacionados a trabalho, encaminhados pela rede pública de saúde (SUS).

O CEREST, localizado na rua Passo Fundo, 615 (ao lado da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde), atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.