Prefeitura Municipal de Erechim - CEFET Prefeito Zanella alerta sobre os prazos da contrapartida
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/683/cefet-prefeito-zanella-alerta-sobre-os-prazos-da-contrapartida

06/06/2007

CEFET Prefeito Zanella alerta sobre os prazos da contrapartida

CEFET Prefeito Zanella alerta sobre os prazos da contrapartida

CEFET Prefeito Zanella alerta sobre os prazos da contrapartida
    A construção do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET – em Erechim já no próximo ano, foi tema da reunião da Associação de Municípios do Alto Uruguai – Amau -, realizada em Campinas do Sul, na sexta-feira (1). O prefeito Eloi Zanella aproveitou para chamar atenção dos prefeitos dos demais municípios a respeito da contrapartida de cada um dos municípios para o projeto que é do governo federal, entrar nas metas para o ano de 2007. A construção do “CEFET Alto Uruguai” - o Ministério da Educação estabeleceu a abrangência regional -  depende das ações da região e o tempo corre contra a data limite, imposta pelo Ministério da Educação. Três das dez unidades destinadas para serem construídas no RS até 2010, três estão projetadas para 2007. Para estar no primeiro lote é preciso estar com a documentação pronta até o final do mês de junho.

Disponibilidade
    Como a unidade será construída em Erechim, o prefeito Eloi Zanella disponibilizou duas alternativas: 1) área de 50 mil m2 no Bairro do Linho com toda a infra-estrutura; 2)  as instalações do Centro Administrativo II, no antigo Seminário Nossa Senhora da Salete, no Bairro Três Vendas, com 2.000 m2 de alvenaria em ótimas condições, 20 ambientes para funcionamento de salas de aula,  e um terreno com área total de 20 mil m2.

Prazos
    O prazo estipulado para habilitação das propostas no Ministério da Educação é a preocupação do momento. Existem normas estabelecidas para quem pretende conseguir uma das unidades de Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A documentação incluindo as doações em bens materiais ou em dinheiro, deve estar protocolada no final do mês de junho.
    No primeiro encontro com o presidente da Amau, Juarez Sandri, ficou acertado que ao invés de disponibilizar material de construção, ou equipamentos, a opção regional  foi pela arrecadação de fundos, num mínimo de 800 mil reais. A Associação Comercial Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) vai participar com recursos financeiros. A sugestão foi do próprio presidente Jaci Delazeri.

Contrapartida
    Mas a contrapartida exigida pelo governo federal para que o projeto seja executado no próximo ano é complexa. A classificação será por um processo de contagem de pontos. A sede, ou região, que contribuir mais – terreno, área construída, material de construção, equipamentos eletrônicos, entre outros, ou uma soma considerável de dinheiro suficiente para equipar o centro – entrará na ordem de execução já em 2007.
    O Alto Uruguai precisa se organizar para garantir já a sua unidade, alerta o prefeito de Erechim. Por esta razão o município está disponibilizando  duas opções, sendo que uma já com instalações, tem um valor aproximado de 2 milhões de reais. Apesar disso, a garantia está na quantia em dinheiro que terá um peso significativo na contagem de pontos. É preciso reunir mais  1 milhão de reais para entrar com força na disputa com as outras 9 cidades do RS, que foram incluídas no lote de 150 unidades de CEFET a serem construídas no país, até o ano de 2010.

Dia 20
    O presidente da Amau, Juarez Sandri, fez um apelo para os  colegas prefeitos fazerem as suas propostas de apoio financeiro, até o dia 20 de junho. Todos estão conscientes que o CEFET se destinará ao ensino técnico profissionalizante dos jovens de todo o Alto Uruguai, principalmente dos 32 municípios que formam a Amau, lembrou. Com uma boa soma de pontos, a unidade do Alto Uruguai será construída no lote de 2007. Estar habilitado com folga é a única garantia, acrescentou o prefeito Eloi Zanella.

Visita
     Na sexta-feira (8) Jaqueline Moll, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação estará em Erechim. O prefeito Eloi Zanella vai apresentar as áreas que o município colocou à disposição para construção do CEFET Alto Uruguai.