Prefeitura Municipal de Erechim - Rede de atendimento a crianças e adolescentes é reforçada em Erechim
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6862/rede-de-atendimento-a-crianas-e-adolescentes--reforada-em-erechim

17/05/2013

Rede de atendimento a crianças e adolescentes é reforçada em Erechim

 

Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes encerra atividades e mostra comprometimento de vários atores sociais

 

Na manhã de sexta-feira (17), o Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), promoveu no Centro de Eventos da Universidade Federal da Fronteira Sul, o 1º Seminário sobre Violência Sexual Intrafamiliar: debatendo o fenômeno do abuso sexual e discutindo o fortalecimento e integração da rede de serviços.

O seminário foi proferido pela assistente do Poder Judiciário de Santa Catarina, lotada no Juizado de Violência Doméstica e Familiar, a mestre em Serviço Social, Fernanda Ely Borba. Estiveram presentes, a secretária adjunta de Cidadania, Janiquele Dalla Vecchia, o promotor da Infância e Juventude, João Fábio Munhoz Manzano, a vereadora Clarice Moraes, o presidente do Conselho Tutelar de Erechim, Lauro Luís Pontel, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Adriana Regina Secchi, além de assistentes sociais, demais representantes de entidades, conselhos municipais, instituições de ensino, autoridades e convidados.

O evento integrou a programação da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que teve como proposta o fortalecimento da rede de atendimento ao abuso e exploração sexual, oportunizando a criação de mecanismos de prevenção e proteção às crianças e adolescentes. Com o slogan “Não desvie o olhar”, o evento contou também com a realização de oficinas durante a semana nos CRAS de Erechim.

De acordo com a secretária adjunta, Janiquele Dalla Vecchia, o Governo de Erechim investe em ações preventivas e também oferece proteção social especial de média e alta complexidade nas situações em que as violações aos menores acontecem. “Vale ressaltar a importância de que todos que atuam nessa esfera trabalhem em conjunto. Estamos, a partir desse evento, criando uma comissão onde assumiremos um compromisso de continuarmos discutindo políticas públicas e ações contra a violência a crianças e adolescentes”, destaca Janiquele lembrando que posteriormente deve ser criado o Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil.

 

Rede de atendimento ao abuso e exploração sexual

Todos os dias milhares de crianças e adolescentes sofrem algum tipo de abuso. A denúncia é um importante meio de dar visibilidade e, ao mesmo tempo, oportunizar a criação de mecanismos de prevenção e proteção. Além disso, os serviços de escuta, como as delegacias de Polícia, serviços de saúde, assistência social, conselhos tutelares e Ministério Público estão aptos a encaminhar as solicitações e denúncias recebidas. Em Erechim, a comunidade pode entrar em contato com a rede de atendimento ao abuso e exploração sexual através dos seguintes telefones:

 

Conselho Tutelar – 3519.6770 / 9176.0626

Cras Progresso – 3519.4476

Creas – 3321.3619 / 3522.3780

Delegacia de Polícia – 3522.1000

Disque Direitos Humanos – 100

Ministério Público – 3321.1312