https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6866/secretaria-de-agricultura-inicia-ciclo-de-reunies-com-comunidades-do-interior
20/05/2013
Secretaria de Agricultura inicia ciclo de reuniões com comunidades do interior
Secretário Luis Parise destacou aproximação com agricultores e salientou programas desenvolvidos pela pasta
O Governo Municipal através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar está realizando reuniões com as comunidades do interior. Segundo o Secretário Luis Carlos Parise, “essa é uma forma autêntica de dialogarmos e nos aproximarmos ainda mais das nossas comunidades, estabelecendo uma parceria que beneficie a integração de Prefeitura e agricultores bem como as demandas de cada região”, destacou.
Na sexta-feira (10) uma equipe da Secretaria de Agricultura realizou nas dependências do salão comunitário da Linha 4 Rio Turvo, a primeira reunião envolvendo as diversas comunidades que compõem o interior do município. Além dos anfitriões da Linha 4 Rio Turvo, participaram as comunidades de Santa Tereza e São Brás. Como pauta foram tratados assuntos como a abertura das estradas, orientações e explanação de programas desenvolvidos pela Secretaria.
A manutenção e alargamento das vias foi uma das pautas esclarecidas no sentido de a equipe da Secretaria de Agricultura explicitar o processo de encaminhamento da licença ambiental junto à Secretaria de Meio Ambiente quanto a retirada das árvores para o alargamento das vias. “Estamos realizando a demarcação em locais para que após a vistoria e aprovação por parte da Secretaria de Meio Ambiente, possamos colocar em prática a parceria estabelecida com os agricultores, no sentido da retirada de árvores e cercas, facilitando assim as modificações necessárias e reivindicadas”, explicou Parise.
Explicações de programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar também foram expostos durante a reunião. Exemplo disso foi a explanação por parte da equipe da Secretaria, do Programa “PROPESCADO” criado e desenvolvido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Agricultura e aprovado pela Câmara de Vereadores, consiste em oferecer incentivos aos produtores de seres aquáticos para a comercialização, como a implementação de horas máquina para auxiliar na manutenção e criação de açudes e criadouros condizentes com o volume de reprodução. O Programa configurará como uma ferramenta de apoio e incentivo à geração de renda à Agricultura Familiar do município, auxiliando ainda mais o trabalhador a permanecer no campo.
A criação e implementação do “PROPESCADO” e do Fundo financiador específico, possibilitará ao município habilitar-se junto à União com o fim de acessar recursos destinados a atividades ou projetos semelhantes.
Ainda durante a reunião, foram debatidas sugestões por parte das comunidades como o aumento de horas máquina, limpeza de lavouras remoção de pedras e tocos. Para o Secretário Parise, “daremos seguimento a esses encaminhamentos sempre respeitando nossa capacidade operacional, por isso da importância de ouvirmos e esclarecermos esses pontos junto às comunidades”, enfatizou.
O próximo encontro será realizado na próxima quinta-feira (23) às 19h30 no salão comunitário da comunidade de Capoerê, e abrangerá as comunidades de São João Giaretta, Peccin, Linha 7 Capoerê, Taboão e Linha 2 Secção Cravo.