Prefeitura Municipal de Erechim - Operação Balada Segura no Rally Internacional de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6869/operao-balada-segura-no-rally-internacional-de-erechim

20/05/2013

Operação Balada Segura no Rally Internacional de Erechim

 

Iniciativa pioneira de realização de testes de alcoolemia nos pilotos que participaram do Rally de Erechim será referência para outras competições de rali de velocidade no Brasil

 

Na noite de sexta-feira (17) antes da largada do Super Prime do Rally Internacional de Erechim, uma iniciativa inédita, proposta pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social e demais parceiros do Comitê de Segurança do Rally, foi realizada no Parque da Accie.

Os pilotos do maior rali de velocidade do Brasil participaram da Operação Balada Segura, onde foram submetidos ao teste com o etilômetro para verificar o nível de alcoolemia no sangue. Ao total, 120 testes foram aplicados. Foram 93 testes em todos pilotos da competição, além de alguns testes em navegadores que, apresentaram resultado negativo para ingestão de álcool e mostraram, através do exemplo, que bebida e direção não combinam.

A operação teve a participação dos órgãos de segurança de Erechim, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Diretoria de Trânsito, além do coordenador estadual da Balada Segura do Detran/RS, Adelto Rohr.

De acordo com o Secretário de Segurança, Rafael Testa, num rali de velocidade, a segurança do evento é uma das questões de maior importância e, para isso, o Comitê de Segurança manteve reuniões semanais desde março deste ano para definir ações que garantiram à segurança dos pilotos que participam da prova, bem como do público que prestigiou o evento.

“O Rally deste ano foi um dos melhores da história de Erechim e para contribuir ainda mais com o destaque do evento, uma das ações inéditas nesta edição foi a utilização do etilômetro para realizar testes de alcoolemia nos pilotos que participaram da prova. A Operação Balada Segura foi muito bem aceita e servirá como referência para as demais competições de rali de velocidade do país”, pontua o secretário de Segurança.