https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6876/prefeitura-e-exrcito-firmam-parceria-durante-operao-gata-7
21/05/2013
Prefeitura e Exército firmam parceria durante Operação Ágata 7
As Forças Armadas iniciaram na manhã do último sábado (18) a Operação Ágata 7 em toda extensão da fronteira brasileira.
No total, 25 mil militares e 10 mil agentes das polícias federal, rodoviária federal, militar e de agências governamentais estão envolvidos na maior mobilização realizada pelo governo brasileiro no combate ao tráfico de drogas, crimes ambientais e outros ilícitos.
Na região Norte do RS, entre Erechim e Alpestre (denominada área de Operações Brigadeiro Gurjão), 1.200 militares estão envolvidos na ação – sendo que 300 deles devem permanecer pelos próximos 20 dias alocados na Capital da Amizade, junto à sede social do 13 BPM.
Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito de Erechim Paulo Polis recebeu o comandante geral da Operação na região, General de Brigada Afonso Henrique Ignácio Pedrosa e comitiva. Na ocasião, Polis manifestou ao General seu apoio à ação, oferecendo todo o suporte da prefeitura para o sucesso da Ágata 7. Mais do que isso, porém, o executivo erechinense firmou parceria com o Exército para realizar no próximo sábado 25, e no sábado seguinte, 1º de junho, em dois bairros carentes da cidade (a serem definidos nas próximas horas), ações cívico-sociais (Acisos), que consistem em levar atendimento médico, odontológico e hospitalar aos moradores destes locais. De acordo com o balanço integrado, as seis edições anteriores da Ágata 7 resultaram, em todo o País, em 56.418 procedimentos, 18.304 atendimentos médicos e 29.482 odontológicos. Cerca de 9 mil pessoas foram vacinadas e distribuídos 195.241 medicamentos. “Além do combate aos ilícitos, a Ágata contempla também Ações Cívico-Sociais. Por onde passamos, a proposta foi muito bem recebida pelas comunidades. Acreditamos que em Erechim não será diferente, até por que a hospitalidade das pessoas aqui têm chamado a nossa atenção”, frisa o General Pedrosa.
A Ação Cívico-Social de Erechim irá oferecer atendimento médico-odontológico e palestra sobre escovação, sob responsabilidade do Posto Médico da Guarnição de Cruz Alta em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, serão desenvolvidas atividades de recreação e palestra sobre DST, numa aproximação entre a Bateria de Comando da Cartilharia Divisionária (AD) 3 e a Secretaria de Educação; apresentação da Banda de Música do Exército AD 3; serviço militar, de identificação civil, de cartório ao cidadão, e atividades do sistema ‘S’.
A operação Ágata 7
Conforme o General Pedrosa (que responde pelo Comando da Artilharia Divisionária 3, em Cruz Alta/RS), a Ágata 7 acontece às vésperas da Copa das Confederações, competição esportiva que será realizada em seis cidades-sede – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Em função deste evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse os 16,8 mil quilômetros de fronteira. Nas edições anteriores, as ações ocorreram em trechos da divisa do Brasil com os países sul-americanos.
Durante a mobilização, militares estarão atentos aos principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal, problemas indígenas e garimpo.
A operação foi instruída por meio do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto da presidenta Dilma Rousseff, em junho de 2011. Atualmente, a Ágata conta com a participação de 12 ministérios e 20 agências governamentais, além de aglutinar instituições dos 11 estados da região de fronteira.
Em quase dois anos, o Ministério da Defesa, por meio do EMCFA, já realizou seis edições da Operação Ágata. A faixa de fronteira situa-se 150 quilômetros a partir da divisa. Esse território compreende 27% do território nacional onde estão 710 municípios, sendo 122 cidades limítrofes e 588 não limítrofes.
A fronteira tem 16.886 quilômetros de extensão, sendo 7.363 quilômetros de linha seca e 9.523 quilômetros de rio, lagos e canais. São 23.415 quilômetros de rodovias federais. Os estados de fronteira são: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os países vizinhos são: Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Para mais informações: www.defesa.gov.br.