Prefeitura Municipal de Erechim - Total de 13 novos microaçudes deve beneficiar agricultura familiar de Erechim
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6920/total-de-13-novos-microaudes-deve-beneficiar-agricultura-familiar-de-erechim

03/06/2013

Total de 13 novos microaçudes deve beneficiar agricultura familiar de Erechim

Total de 13 novos microaçudes deve beneficiar agricultura familiar de Erechim

 

Governo do Estado investe em microaçudes para irrigação em propriedades de agricultores familiares. No ano de 2012 foram implantados 10 microaçudes em Erechim. Para este ano já está prevista a construção de mais três a partir de agosto

 

Através do programa Irrigando a Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR), o município de Erechim já foi contemplado, no ano de 2012, com a implantação de 10 microaçudes que buscam garantir, através da irrigação, uma alternativa para a produção das lavouras. Viabilizados pelo programa e executados pela SDR, as ações que beneficiam os agricultores familiares são desenvolvidas em parceria com a Prefeitura de Erechim e a Emater/RS-Ascar.

Segundo o coordenador da SDR na região do Alto Uruguai, Eloir Griseli, a partir de agosto de 2013, Erechim receberá mais três microaçudes. “A região será uma das primeiras onde os microaçudes serão construídos com o maquinário novo do Governo do Estado”, destaca Griseli lembrando que além desses estão sendo desenvolvidos outros projetos para o município que estão em fase de elaboração.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, a região de Erechim está entre as prioridades da SDR e vem sendo contemplada com os projetos elaborados pela Secretaria através da Emater/RS – Ascar em parceria com os governos municipais.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, esteve recentemente conversando com o secretário Ivar Pavan em Porto Alegre, onde, entre outros assuntos foi discutida a parceria firmada entre o governo do Estado e o município de Erechim. “A agricultura familiar tem papel imprescindível no desenvolvimento das cidades”, pontua o prefeito. "Não devemos pensar em irrigação somente em períodos de estiagem, mas sim, como uma tecnologia que possibilita a ampliação da produção", frisa Polis.

 

Irrigando a Agricultura Familiar

O Programa Irrigando a Agricultura Familiar da SDR tem o objetivo de construir estruturas que melhorem o armazenamento de água para o abastecimento humano e animal e para a irrigação nos estabelecimentos rurais de base familiar, nos assentamentos e nas comunidades indígenas e quilombolas. Aptos ao programa, os beneficiários que possuam declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), que desenvolvam atividades produtivas e que participem de programas de capacitação.

Os projetos, voltados para agricultores familiares, assentados, quilombolas e indígenas, possuem 80% de subsídio do Estado para sua viabilização e 20% do beneficiário ou prefeitura em questão, No caso de cadastrados na CadÚnico, a participação do Estado é de 100%. Informações podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar ou no site www.sdr.rs.gov.br, no link do programa.