Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal lança cartilha para orientação de plantio e poda de árvores

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6930/governo-municipal-lana-cartilha-para-orientao-de-plantio-e-poda-de-rvores

04/06/2013

Governo Municipal lança cartilha para orientação de plantio e poda de árvores

Governo Municipal lança cartilha para orientação de plantio e poda de árvores

Material foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, e apresenta instruções para plantio e poda de árvores. Lançamento integra programação da Semana do Meio Ambiente.

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, lançou oficialmente nesta terça-feira (4) uma cartilha para orientação da população sobre os procedimentos corretos para plantio e poda de árvores no município. O conteúdo aborda determinações que devem ser respeitadas para o plantio consciente, orientando desde a escolha das espécies adequadas até as melhores formas de conservação, alertando também quanto às leis de fiscalização ambiental.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, a cartilha será distribuída durante supervisões da equipe de fiscalização. O material também pode ser retirado na Secretaria de Meio Ambiente ou consultado online, através do site da Prefeitura de Erechim. “Até então, não havia no município um material tão completo que pudesse ser consultado para a regularização do plantio e das podas. Agora todos podem ter acesso a este conteúdo”, diz o secretário.

A cartilha, com material editado pelas técnicas Halina Danusa Wicteky Kluch e Ariane Tanise Pasuch Corrêa, da Secretaria de Meio Ambiente, apresenta a relação de todas as árvores existentes no município, ilustradas com imagens e indicando qual o melhor local para o plantio de cada espécie.

Casos em que a poda é permitida por lei

Também podem ser consultados os casos em que a poda é permitida pela lei. Segundo o material, ela é recomendada quando a árvore está encostando na rede elétrica; quando os galhos estão muito baixos e atrapalham os pedestres; quando ela está muito danificada; quando há risco iminente ou conflito com marquises. Estas e outras informações podem ser consultadas diretamente na cartilha - clique aqui para acessar a cartilha.

O secretário Rossi lembra, porém, que para toda intervenção é necessária consulta prévia aos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. “Em todos os casos que mexem diretamente com questões ambientais, é preciso uma análise criteriosa dos técnicos, para apontar a melhor solução sem prejuízos nem desrespeito à lei. A secretaria está à disposição da população para consulta sobre estas e outras questões”, destaca o secretário.

Semana do Meio Ambiente prossegue com palestras

A programação da Semana do Meio Ambiente teve continuidade com o Fórum do Meio Ambiente, realizado no plenário da Câmara de Erechim. Na oportunidade, foi realizada uma palestra sobre Cadastro Ambiental Rural, ministrada por Junior Carlos Piaia, diretor estadual do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (SEMA/DEFAP); e uma degustação de produtos orgânicos da Agricultura Agroecológica CETAP.

Programação da quarta-feira

 

Nesta quarta-feira (4), integrando a programação da Semana do Meio Ambiente, haverá o Encontro Preparatório à Conferência Regional Infantojuvenil de Meio Ambiente, que acontece na URI – Campus de Erechim. O evento tem início às 8h na parte da manhã, e às 14h na parte da tarde. Às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, ocorre também o lançamento de um documentário sobre a vida dos catadores da cidade. Palestras em instituições de ensino do município também serão realizadas ao longo do dia. Veja a programação completa.

Durante todo o dia, também prossegue o recolhimento de equipamentos eletrônicos promovido pela empresa Recicla Eletrônicos, de Curitiba. Quem tiver materiais para descarte pode levá-los na avenida Anita Garibaldi nº 226, antigo curtume de Erechim, em horário comercial. A ação pretende coletar todos os equipamentos que estejam em desuso, contemplando, além da informática, também os eletrodomésticos, como liquidificadores, batedeiras, fornos de micro-ondas, além de televisores, rádios, celulares, vídeo cassetes, DVDs e demais eletroeletrônicos.