Prefeitura Municipal de Erechim - Prevenção às drogas é tema de reunião

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6935/preveno-s-drogas--tema-de-reunio

05/06/2013

Prevenção às drogas é tema de reunião

Prevenção às drogas é tema de reunião

 

Idealizadores do projeto “Orientação que bate à porta” destacam a importância das ações de prevenção de forma permanente

 

Em reunião realizada na tarde de terça-feira (4) na Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), os idealizadores do projeto “Orientação que bate à porta” trataram sobre as ações que serão realizadas no exercício 2013. O projeto tem como objetivo, entre outras ações, a visita de voluntários, devidamente capacitados, às residências da cidade, para orientar os pais de como proceder para prevenir o uso das drogas com distribuição de material educativo. Cartilha, que aborda orientação, prevenção e proteção às famílias sobre a problemática das drogas, já teve 23 mil exemplares distribuídos desde 2010.

Estiveram presentes, o tenente coronel do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ricardo Alex Hofmann, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackson Arpini, a secretária de Cidadania, Maria Dolores Golin, o secretário de Segurança, Rafael Testa, a gerente executiva da RBS TV Erechim, Cristiane Dill, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Sheila Fassina, a diretora de Segurança Pública, Luciana Baruffi e a chefe do Setor de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança, Cleci Stolarski.

Entre outras ações programadas para o ano, os integrantes do projeto debateram acerca da organização da 3ª Caminhada de Prevenção às Drogas. A data ainda será definida.

 

Orientação que bate à porta

Durante o encontro os idealizadores Ricardo Hofmann e Jackson Arpini, em nome do grupo, fizeram um breve histórico do projeto que teve seu lançamento no ano de 2010. “Vale ressaltar que o projeto encontra-se na 3ª edição, numa parceria com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e Assembleia Legislativa/RS. Ainda, importante destacar que as edições anteriores foram confeccionadas em parcerias com empresas locais (1ª edição) e com o Grupo RBS (2ª edição)”, explica Jackson lembrando que muitas foram as atividades decorrentes do projeto como palestras, fóruns, conferências, caminhadas, entre outras ações.

Para o tenente coronel do 13º BPM, a cartilha que integra o projeto vem ao encontro das ações propostas. “Numa linguagem acessível, a cartilha caminha na direção da orientação e prevenção e pode auxiliar os pais, familiares e responsáveis a manterem seus filhos longe das drogas, como também pode auxiliá-los a identificar precocemente se seus filhos estão envolvidos com o mundo da drogadição”, pontua Ricardo salientando a importância das ações de prevenção estarem presentes de forma permanente, numa solução de continuidade.

Alguns exemplares da 3ª edição já foram entregues ao Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) e a Brigada Militar, para ações de orientação e prevenção.