Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura de Erechim reforça equipe de combate à dengue
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6953/prefeitura-de-erechim-refora-equipe-de-combate--dengue

11/06/2013

Prefeitura de Erechim reforça equipe de combate à dengue

Prefeitura de Erechim reforça equipe de combate à dengue
Prefeitura de Erechim reforça equipe de combate à dengue

 

Trabalho do município é modelo em todo o Estado e será intensificado para o próximo verão com seis novos agentes.

 

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, coordenadoria de Vigilância Sanitária, recebeu nesta segunda-feira (10) seis novos agentes, que integram a equipe de combate ao mosquito da Dengue em Erechim. Composta a partir de agora por 26 pessoas, a equipe fiscaliza residências, comércios, empresas e terrenos da cidade, procurando possíveis focos do mosquito ou locais em que ele possa se instalar.

 

 

Os novos agentes foram recebidos pelo Secretário de Saúde, Plínio Costa Jr; pelo coordenador da Vigilância Sanitária, Theodoro Tedesco Neto; e pelo coordenador do combate à Dengue, Edison Alves da Rocha. Na oportunidade, foram ressaltadas por eles a importância deste trabalho de instrução e fiscalização realizado pelos agentes no município, prevendo a intensificação do trabalho para o próximo verão.

 

 

O secretário Plínio Costa Jr. salienta que, embora os números do combate ao mosquito da Dengue sejam positivos na cidade, em virtude do trabalho preventivo realizado, outros municípios do mesmo porte de Erechim têm sofrido para controlar a doença, o que deixa todos em alerta. “Precisamos seguir focados neste trabalho, pois, sendo uma doença transmitida por um mosquito, ela pode vir de outras cidades até nosso município”, lembra o secretário Plínio.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Theodoro Tedesco Neto, ressalta que, apesar de a estação para proliferação do mosquito ser o verão, o trabalho intensivo no inverno facilita para que a situação permaneça sob controle. “Estamos reforçando a equipe para que o trabalho seja ainda mais qualificado para o próximo verão. É o momento de alertarmos toda população e agirmos sobre os possíveis pontos de alojamento do mosquito”, afirma ele.

 

O que é Dengue?

 

 

A Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

 

 

A dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

 

 

Como prevenir?

 

 

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.