https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6986/erechim-deve-receber-cursos-de-especializao-do-pronatec-para-indstria-e-servios
17/06/2013
Erechim deve receber cursos de especialização do PRONATEC para indústria e serviços
Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estuda formalização de convênio para receber cursos em Erechim.
Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estuda formalização de convênio para receber cursos em Erechim.
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trabalha junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para trazer novos cursos de qualificação profissional para o município, através do programa PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Governo Federal. Os cursos devem ser oferecidos em campos de atuação cuja demanda de mão de obra é alta e necessária em Erechim.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, o objetivo do convênio é oferecer às empresas erechinenses novos prestadores de serviço com qualificações que atendam às necessidades, bem como fomentar a geração de empregos e o acesso ao mercado de trabalho. “O projeto está em construção, apresentando bons avanços, e acreditamos que sua implantação deverá gerar grande movimentação na criação de novos empregos em Erechim”, diz Marmentini.
Nesta segunda-feira (17), com a apresentação da proposta a entidades do setor de indústria, comércio e serviços, deu-se início à discussão para pesquisar áreas de interesse na cidade. Com estes encaminhamentos, será formatado o convênio junto ao Governo Federal. Os recursos para a realização dos cursos serão do orçamento da União, e a gestão do programa será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com aulas ministradas em parceria com o Sistema S (SENAC, SENAI, SEBRAE) e o Instituto Federal.
Erechim já possui cursos de qualificação profissional do PRONATEC através do Cadastro Único da Secretaria de Cidadania, voltados à população de baixa renda e como incentivo à procura pelo primeiro emprego. Participaram deste primeiro encontro, além de representantes do Governo Municipal, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim, o Sindivest e o Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Erechim. Outras entidades devem ser contatadas.