https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7000/cras-ii-promove-oficina-com-foco-no-aproveitamento-de-alimentos
19/06/2013
Cras II promove oficina com foco no aproveitamento de alimentos
Além do uso consciente, alunos aprendem a aproveitar os alimentos de forma econômica e sustentável. Atividade busca trazer mais uma possibilidade de planejamento familiar e otimização de recursos
O Governo de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cidadania, promoveu a oficina “Aproveitamento de Alimentos” que teve como objetivo trazer para a realidade dos participantes o uso consciente dos alimentos, de forma econômica e sustentável, buscando com que isso se torne mais uma ferramenta no planejamento familiar através da otimização de recursos.
A oficina aconteceu nos dias 18 e 19 de junho no Centro de Referência em Assistência Social (Cras II), localizado no bairro Linho, e foi ministrada pela economista doméstica do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Valdete Klein. De acordo com a coordenadora do Cras II, Cristina Vieira, as oficinas realizadas são uma oportunidade de levar até os participantes, conhecimentos para que as pessoas possam aplicar as técnicas aprendidas nas atividades cotidianas, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das famílias.
“O nosso corpo é o templo do espírito e não depósito de lixo. Com essa frase iniciamos o curso de alimentos propondo a reeducação da alimentação para uma vida saudável. Os alimentos são a principal fonte de manutenção do organismo, por isso, se deve ter um cuidado especial na escolha do alimento a ser consumido, na sua função e qualidade. O ambiente também influência no momento de ingestão da comida, por isso deve-se comer com tranquilidade e com atenção ao prato”, explica Cristina.
Capacitação no Centro de Referência em Assistência Social
“As oficinas realizadas nos Cras do município são gratuitas e abertas à comunidade e são uma grande oportunidade de ampliar conhecimentos. Nessa que realizamos, trabalhamos com o aproveitamento total dos alimentos para que não haja desperdício e com isso, venha a gerar melhoria na alimentação e redução nos custos do orçamento familiar”, explica Cristina reforçando que para participar das oficinas do Cras basta ir à sede da entidade e se cadastrar. “Ao longo do ano são desenvolvidas diversas oficinas, sempre de forma gratuita e aberta à comunidade”, conclui a coordenadora do Cras II.