Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim apresenta estudo de mobilidade para público interno

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7002/governo-de-erechim-apresenta-estudo-de-mobilidade-para-pblico-interno

19/06/2013

Governo de Erechim apresenta estudo de mobilidade para público interno

 

Estudo de mobilidade urbana, que busca a humanização no trânsito, é apresentado para secretários e servidores municipais, unificando a linguagem interna e valorizando a participação de todos nas ações e projetos da cidade

 

O Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, apresentou aos secretários e servidores municipais o estudo da mobilidade urbana do município. Em processo de implantação, sendo que a partir do estudo, a administração municipal já realizou a construção da rótula na avenida Pedro Pinto de Souza, o novo terminal de coletivos urbanos, além de intervenções em outras vias do município, a Prefeitura vem caminhando para a humanização no trânsito da cidade.

“O estudo da mobilidade urbana traz um novo planejamento para Erechim. As futuras mudanças que serão implementadas estão baseadas em análises técnicas sempre preservando o interesse da comunidade, com base no desenvolvimento do município, a segurança, fluidez e o pedestre”, pontua o secretário de Segurança, Rafael Testa, destacando a valorização do quadro de pessoas da Prefeitura de Erechim. “O governo trabalha de forma a unificar a linguagem interna e, para isso é fundamental a participação dos servidores municipais nas ações e projetos que serão desenvolvidos”, frisa o secretário.

 

Segurança e fluidez no trânsito

Para proporcionar mais segurança e garantir a fluidez no trânsito urbano, mudanças nas vias serão necessárias para que a cidade esteja adequada à quantidade de veículos que hoje circulam em Erechim, entre elas a abertura do trânsito no entorno da Praça da Bandeira, o que deve ocorrer ao longo do mês de julho. Paralelamente, o governo avança no processo de qualificação da pavimentação que receberá o fluxo do anel viário da cidade. “O número de veículos teve um crescimento significativo em nossa cidade, com uma frota atual superior aos 64 mil automóveis, 30  mil veículos a mais do que o registrado em 2004. Além disso, precisamos considerar que o volume de tráfego urbano é regional, uma vez que Erechim é a cidade polo da região do Alto Uruguai, fazendo com que essa frota aumente em função do número de veículos de outras cidades que passam por aqui diariamente”, explica.

Para o secretário, o Governo de Erechim busca, com a implantação do estudo de mobilidade, solucionar as questões relacionadas ao trânsito, bem como antever futuros problemas de trafegabilidade focando em alternativas pontuais. “O planejamento é extremamente importante na solução desses problemas estruturais e esse estudo irá propiciar que Erechim avance na questão da mobilidade urbana, garantindo mais segurança e fluidez ao trânsito”, ressalta Testa.

De acordo com o secretário, é importante ressaltar que o estudo da mobilidade caminha junto com os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – na categoria Pró-Transporte - com investimentos de cerca de R$ 15 milhões para melhorias na área de infraestrutura urbana de Erechim.