Prefeitura Municipal de Erechim - Cultura, esporte e cidadania são marcas do CEU em Erechim

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/7006/cultura-esporte-e-cidadania-so-marcas-do-ceu-em-erechim

20/06/2013

Cultura, esporte e cidadania são marcas do CEU em Erechim

Cultura, esporte e cidadania são marcas do CEU em Erechim
Cultura, esporte e cidadania são marcas do CEU em Erechim

 

Espaço será inaugurado no segundo semestre de 2013 e deve envolver comunidade erechinense em diversas atividades e ferramentas de inclusão cidadã

 

Os Bairros Progresso, Cristo Rei, Pettit Village, São José e dos Loteamentos Poletto e Aurora estão recebendo atualmente a construção de um espaço inovador no município de Erechim: o Centro Unificado das Artes e do Esporte (CEU), projeto em parceria entre os governos municipal e federal, com um investimento de mais de R$ 2 milhões em recursos da União e uma contrapartida de R$ 395,5 mil do município. O espaço irá dispor de ferramentas e atividades para integrar jovens, adultos e idosos, e promete se tornar um grande centro de cidadania, esporte e cultura do município.

 

Os CEUs são um equipamento de inovação educacional que visam oportunizar o resgate da cidadania, por intermédio de experiências esportivas, culturais e educativas com qualidade social. A proposta do projeto é integrar, em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

 

O CEU de Erechim conta com 3.000 m2 de área e irá agregar, em seu espaço físico, o Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), uma sala de multiuso; biblioteca; telecentro; cine teatro, com um auditório com 60 lugares; quadra coberta; pista de skate; playground; academia ao ar livre; campo de futebol sete com alambrado; e uma pista de caminhada.

 

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, “este será um espaço para a confraternização das famílias erechinenses, construindo pilares de cidadania, inclusão e participação”. Segundo Polis, o objetivo é incluir a comunidade e promover a participação popular na manutenção, preservação e sugestão de atividades para o espaço. “O Governo está se reunindo permanentemente com lideranças da comunidade para organizar grupos de trabalho que focam na preservação do local e na relação de atividades para serem desenvolvidas, fomentando um plano de gestão comunitária do espaço”, destaca.

 

Segundo a empresa contratada para execução da estrutura da obra, a previsão de conclusão do espaço físico deve se dar até o mês de agosto. Paralelamente, ocorre também a licitação dos móveis e equipamentos. A mobilização social iniciou em 2012, com o mapeamento das lideranças na Comunidade e as oficinas ministradas pelo Instituto Zoom, vencedora da licitação. As reuniões acontecem mensalmente, com um último encontro ainda previsto, que acontecerá na data da inauguração, a ser marcada em breve.

 

Durante estes encontros, segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Rodrigo Alves Pereira, várias sugestões de atividades já foram levantadas junto às lideranças comunitárias, como: Aulas de música (instrumentos e vocais), oficinas de pinturas, desenhos gráficos, grafites e esculturas; oficinas de decoração e produção de cenários com materiais recicláveis; oficinas de fotografia, teatro e cinema; rodas de leitura; e aulas básicas de informática, disponibilizando espaço para acesso à internet.