Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim terá Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT)

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7007/erechim-ter-unidade-de-coleta-e-transfuso-de-sangue-uct

21/06/2013

Erechim terá Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT)

Erechim terá Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT)

 

Conquista nasceu de parceria entre a Prefeitura de Erechim, governo do Estado, Conselho Municipal de Saúde, AMAU, ASSEDISA, Câmara de Vereadores e hospitais locais

 

Uma luta coletiva iniciada há mais de três anos está prestes a ter um final feliz. Trata-se da construção de uma Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) no município de Erechim. O recurso de R$ 400 mil para a obra física, proveniente da Fundação Estadual de Proteção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) do governo do Estado, já está na conta do Fundo Municipal de Saúde, sendo que a prefeitura de Erechim alocará mais R$ 80 mil em contrapartida para a construção. Além disso, o executivo local já fez a doação de terreno para abrigar a UCT que funcionará ao lado da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), na rua 20 de Setembro, centro de Erechim.

A confirmação do depósito dos valores na conta do Fundo Municipal foi motivo de reunião do grupo de trabalho que trata da UCT na manhã desta quarta-feira (20) no Salão Nobre. Sob a liderança do prefeito Paulo Polis, os representantes das entidades parceiras discutiram os próximos passos para viabilização da Unidade. Além do lançamento do edital para a realização da obra física, o que deve ocorrer ainda no segundo semestre de 2013, o grupo definiu os detalhes que tratam da operacionalização da Unidade. A proposta deverá ser levada nos próximos dias à FEPPS para assinatura da minuta de contrato de intenções, entre a Fundação e a prefeitura de Erechim. A gestão deverá ser compartilhada entre Estado e Município, sendo que o primeiro deverá ser responsável pela disponibilização dos recursos para o custeio dos servidores, insumos e da estrutura da UCT local.

Durante a reunião desta quarta-feira, o prefeito Polis fez questão de pontuar que a liberação dos recursos foi uma conquista de todos os presentes, com a compreensão do governo do Estado. “Há pouco tempo estávamos ameaçados de perder o nosso Banco de Sangue, que faz um trabalho extraordinário em Erechim e região, para Passo Fundo. Hoje, com a união da prefeitura, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde (CMS), hospitais, poder legislativo, Amau e associação dos secretários de Saúde da Amau (ASSEDISA), conseguimos sensibilizar asecretaria estadual de Saúde sobre a importância de mantermos o serviço aqui e, mais do que isso, ampliá-lo de forma a atender os anseios e demandas da população do Alto Uruguai”, saudou Polis.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackson Arpini – que aproveitou o encontro para fazer um breve relato histórico da luta pela instalação da Unidade local –, a UCT de Erechim estará incluída nas Políticas Nacional e Estadual de Sangues, Componentes e Derivados. Atualmente, o Banco de Sangue de Erechim é uma instituição privada não fazendo parte da rede. A partir de agora, conforme Arpini, a UCT, com a inclusão na rede, passará a ter mais autonomia funcional, o que deve representar ganho direto na forma de gestão e também à comunidade atendida. Além do representante do CMS, participaram da reunião no Salão Nobre os secretários de Saúde de Erechim, Plinio Costa Jr., e de Comunicação, Salus Loch; o diretor-presidente do Hospital de Caridade, Edson Dal Lago; os diretores executivo, Rafael Ayub, e administrativo do Santa Terezinha, Alberto Luciano Tamburrino; vereadores José da Cruz (presidente do legislativo) e Lucas Farina; o secretário de Saúde de Getúlio Vargas, Eugido Pasa (representando a ASSEDISA); o coordenador da 11ª CRS, Cleimar da Rosa, e seu adjunto, João Darcy Resende – que destacou os investimentos feitos pelo Estado no sistema de saúde da região. Também participaram das discussões o médico Vilmar Spada e as representantes do Banco de Sangue de Erechim, Maria Helena Barella de Abreu e Sandra Rigotti Correa.

A UCT de Erechim terá área de 314 m2, conforme projeto já aprovado em todas as instâncias legais.