Prefeitura Municipal de Erechim - NTM realiza ações pedagógicas com estudantes de Escolas de Educação Infantil
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20/06/2013

NTM realiza ações pedagógicas com estudantes de Escolas de Educação Infantil

NTM realiza ações pedagógicas com estudantes de Escolas de Educação Infantil

Escolas Públicas de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino recebem estrutura informatizada para realização de diversas atividades

Implantado no Governo Polis e Ana, o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) auxilia diretamente na melhoria do ensino-aprendizagem nas Escolas Públicas de Educação Infantil do município, onde possuem Laboratórios de Informática equipados com acesso à internet e incentivo de utilização do semanalmente. Além disso, todos os professores participam do Programa Um Computador por Educador (PROUCE). A rede wireless está sendo instalada para que as pesquisas na internet possam contribuir com o planejamento das aulas.

Com o objetivo de auxiliar no processo de inclusão digital nas Escolas, as Professoras Formadoras e a Técnica de Informática do Núcleo Tecnológico Municipal estão realizando um trabalho com as turmas de Pré B. Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão já puderam interagir e demostraram muito interesse na atividade.

A atividade consiste em combinados e orientações para o bom uso do LABIN – Laboratório de Informática. A história "Bom dia Todas as Cores" foi projetada para os estudantes que depois utilizaram o aplicativo do Linux Educacional, TuxPaint para registrar a mesma.

Segundo a Diretora de Informática Educativa da Smed Márcia Silva, “o fato de ter uma sala com computadores não significa necessariamente ter informatização do ensino, como não basta papel e caneta para se escrever um bom texto. Primeiramente é preciso que exista um planejamento o qual indicará os passos a serem seguidos. A informatização do ensino não pode ser vista como solução para todos os problemas e nem fazer alusão de que todas as dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem estarão sanadas, mas não podemos medir esforços para utilizar tudo o que possa contribuir para sua melhoria”, destacou.

Porém para que neste ambiente virtual gigantesco o objetivo central não se perca, é preciso que o professor seja um mediador e oriente o estudante. “Assim como na vida real, a virtual também apresenta opções e caminhos que levam o estudante a fins diversos, e é aí que o professor deve intervir de maneira a contribuir para o desenvolvimento de valores pessoais e sociais, levando a construção de uma consciência crítica. Tendo por finalidade a formação de cidadãos capazes de avaliar suas atitudes e escolhas, como também o mundo em que vivem”, explicou o Secretário de Educação Alderi Oldra.