https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7012/prefeito-anuncia-alteraes-no-trnsito-e-confirma-bilhete-nico
21/06/2013
Prefeito anuncia alterações no trânsito e confirma bilhete único
Em reunião realizada com os secretários municipais nesta quarta-feira (19), o prefeito Paulo Polis definiu que o governo reforçará junto à concessionária prestadora do serviço de transporte coletivo público de Erechim a necessidade de que a proposta do bilhete único entre em funcionamento o mais breve possível. Além disso, ao lembrar que as tarifas de ônibus não são reajustadas no município desde o final de 2010, o prefeito destacou a entrada em vigor, no mês de julho, de novas etapas do plano de humanização do trânsito na cidade. As ações, que serão desenvolvidas no curto, médio e longo prazo, primam pela segurança e fluidez privilegiando o pedestre, a acessibilidade e o sistema coletivo de transporte. Para os próximos dias estão previstas alterações no entorno da Praça da Bandeira, e nas proximidades da URI campus de Erechim, além do bairro Três Vendas e da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Conforme o prefeito, o Plano de Humanização do Trânsito está baseado em estudo técnico contratado pela prefeitura junto à uma empresa especializada em engenharia de trânsito, de Curitiba. “O trânsito de Erechim vai mudar para a vida do cidadão melhorar e ficar mais segura. Para tratar do assunto, já estamos finalizando campanha educativa buscando informar de maneira clara, simples e transparente as alterações previstas”, enfatizou Polis. Ele também pontuou que até o Natal de 2014 a meta do governo é fazer com que esteja constituído o anel viário na região central, permitindo mais fluidez ao trânsito no Centro da cidade. Ações de recuperação asfáltica nas ruas que comportarão o anel viário (Valentim Zambonatto, Pedro Alvares Cabral, Aratiba e Silveira Martins) terão início nos próximos meses, com recursos próprios da prefeitura e do PAC 2 (Pró-Transporte), do governo federal.
O prefeito Paulo Polis, ao ressaltar o crescimento de quase 100% da frota de veículos de Erechim entre os anos de 2004 e 2013, ressaltou também que o Plano de Humanização do Trânsito já teve início com ações como a instalação do novo terminal urbano de Erechim (construído junto à estação férrea), a rótula da Av. Pedro Pinto de Souza (em frente à Justiça do Trabalho), e os novos semáforos com contador digital. “Hoje temos quase 64 mil veículos registrados junto ao Detran em Erechim, e precisamos enfrentar esta situação com responsabilidade, planejamento e, acima de tudo, ações concretas que privilegiem a segurança de pedestres e motoristas, os usuários do transporte coletivo e a acessibilidade”, conclui o prefeito.
A reunião com os secretários também discutiu o processo de consolidação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) no município – uma conquista confirmada pelo governo Polis e Ana e que hoje beneficia mais de 1,5 mil alunos com ensino público, gratuito e de qualidade.
O grupo também tratou do novo contrato que Fundação Hospitalar Santa Terezinha irá firmar com o governo do Estado, a ampliação da educação infantil no município, com a oferta de mais 1.000 novas vagas em creches e a entrega de duas novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Parque Lívia e São Cristóvão.
A secretaria de Cultura, Esporte e Turismo também apresentou ao primeiro escalão do governo a proposta de funcionamento do Centro Unificado das Artes e do Esporte (CEU), projeto em parceria entre os governos municipal e federal, com um investimento de mais de R$ 2 milhões em recursos da União e uma contrapartida de R$ 395,5 mil do município, que está em fase final de execução no grande Bairro Progresso. O espaço irá dispor de ferramentas e atividades para integrar jovens, adultos e idosos, e promete se tornar um grande centro de cidadania, esporte e cultura do município.