https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7017/escolas-municipais-de-ensino-fundamental-realizam-conferncia-infanto-juvenil-do-meio-ambiente
21/06/2013
Escolas Municipais de Ensino Fundamental realizam Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente
Escolas do Sistema Municipal de Ensino debateram ações de conscientização e desenvolverão material informativo
No ano de 2013 o Ministério da Educação promove a Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, com o tema: “Mudanças Ambientais Globais: Pensar e Agir na Escola e na Comunidade” com a intenção de apoiar os municípios para a implementação da educação ambiental em todas as etapas e modalidades de ensino, contribuindo para que as unidades educacionais se tornem espaços educadores sustentáveis.
A Conferência envolve estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 14 anos de todas as escolas brasileiras e será construída a partir das Conferências nas escolas, nos municípios, nas regiões, no estado e a nível nacional.
Em Erechim, o processo iniciou com debates e estudos dos professores junto ao Coletivo Educador e depois nas escolas. A escola é o local de maior importância para a conferência. Neste espaço acontecerá o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar conhecer e debater o tema proposto e suas relações com as questões ambientais locais e globais, bem como, pensar sobre os desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável e reconhecer as questões socioambientais no território da escola, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida.
Um dos objetivos das conferências é buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação (vídeo, cartilha, manual, jogo cooperativo, uma campanha, spot de rádio, entre outros), bem como planejar e inserir no Projeto Político Pedagógico (PPP) ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciem mudanças rumo à construção de escolas sustentáveis.
Projetos desenvolvidos nas Escolas
A partir desta proposta, com o apoio do Coletivo Educador do Alto Uruguai e da Secretaria Municipal de Educação, que participa do mesmo, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Erechim, EMEF Luiz Badalotti, EMEF Cristo Rei, EMEF D. Pedro II, EMEF Othelo Rosa, EMEF Paiol Grande e EMEF Jaguaretê vêm estudando, debatendo e desenvolvendo junto aos estudantes, professores e a comunidade escolar, atividades e ações que visam a sustentabilidade do espaço escolar e do seu entorno, a partir de quatro subtemas propostos pelo MEC – Terra, Água, Fogo e Ar.
Cada escola organizou e realizou a sua Conferência com a apresentação de diferentes projetos elaborados pelos estudantes, procurando melhorar o espaço escolar, sendo selecionado o de maior relevância para a Comunidade Escolar, para ser aplicado na Escola.
Nesta perspectiva a professora Carina Santin Zanchett, da Diretoria de Educação Integral da Secretaria de Educação, ressalta que “a Conferência na Escola é um processo e não apenas um evento, ou seja, além de pensar em propostas é fundamental pensar na sua aplicabilidade”, destacou.
O Secretário Alderi Oldra disse que, “a conferência não termina no dia de sua realização, mas é uma oportunidade para a transformação das atitudes individuais e para o compromisso com as ações coletivas assumidas em prol da sustentabilidade no ambiente escolar”, afirma.
Encaminhamentos
O “Projeto de Ação” escolhido em cada Escola, será transformado em produto de educomunicação e apresentado pelos seus delegados (representantes), na etapa municipal que se realizará no dia 03 de julho na URI Campus de Erechim.
A etapa regional acontecerá em setembro e consequentemente a etapa estadual para selecionar os projetos que representarão o Estado na Conferência Nacional.
A IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente será realizada em Brasília. Na Conferência Nacional, esses jovens vão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas e construir produtos de educomunicação.