https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7019/pacto-nacional-pela-alfabetizao-na-idade-certa--compromisso-da-prefeitura
24/06/2013
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa é compromisso da prefeitura
Coordenadora local e orientadoras do programa realizaram encontro para subsidiar ações dos professores em sala de aula
O Governo de Erechim, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), promoveu formação pedagógica sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A formação, voltada às coordenadoras e professoras de apoio ao processo das escolas municipais, contou com a participação da coordenadora local do Pacto, Anelise Fátima Bianchi e as orientadoras Guacira Javornik, Rosângela Silva Pereira e Quendra Lenara Baranoski.
De acordo com o secretário de Educação, Alderi Oldra, as reuniões de formação para os professores alfabetizadores acontecem mensalmente. “Com esses encontros estamos proporcionando um importante espaço de socialização entre as escolas, onde cada um pode contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do processo”, pontua.
“Durante a formação, as professoras receberam subsídios, materiais e informações de como levar para dentro de suas escolas diversas maneiras de trabalhar com os estudantes de forma lúdica e criativa, visando uma aprendizagem prazerosa e com significado para os alunos”, explica Oldra lembrando que a partir de agora, as escolas organizarão bibliotecas criativas dentro das próprias salas de aula com os materiais enviados pelo MEC.
Para a coordenadora local do Pacto a formação com os anos iniciais é muito importante, pois é a fase da alfabetização. “Neste período é que começa a abertura para o conhecimento de mundo e aprendizagem”, enfatiza Anelise Bianchi.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O programa consiste em um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Ao aderir o Programa, o Governo Municipal se compromete a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental.