Prefeitura Municipal de Erechim - Operação tapa buracos com asfalto quente é desenvolvida em diversas ruas de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7028/operao-tapa-buracos-com-asfalto-quente--desenvolvida-em-diversas-ruas-de-erechim

25/06/2013

Operação tapa buracos com asfalto quente é desenvolvida em diversas ruas de Erechim

Operação tapa buracos com asfalto quente é desenvolvida em diversas ruas de Erechim

 

Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), aplicado de forma manual devido a sua praticidade, é favorecido pela umidade e pode ser colocado na via em condições climáticas adversas, até mesmo com chuva

 

Durante esses dias, em que o tempo úmido favorece a realização da operação tapa buraco com Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), o Governo de Erechim, através da Secretaria de Obras, está realizando um trabalho de restauração em diversas ruas da cidade. “A Prefeitura está preocupada com as vias urbanas e para isso, o governo vem desenvolvendo diversas ações como reperfilamento, asfaltamento e operações tapa buracos que se fazem necessárias”, explica o secretário adjunto de Obras, Alderi Barbisan.

Para o secretário adjunto é imprescindível esclarecer à população que esse tipo de operação tapa buracos, que vem sendo desenvolvida em dias com umidade, se faz justamente pelo favorecimento das condições climáticas. “Esse material conhecido como Concreto Betuninoso Usinado a Quente pode ser aplicado em dias úmidos e é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras”, pontua Barbisan explicando que esse produto diminiu substancialmente o número de equipamentos e mão de obra devido a sua praticidade.

“O tapa buraco com CBUQ é de simples aplicação, dispensando o uso de ferramentas e equipamentos como o rolo e a pá. Ele tem uma capacidade de se assentar ao solo podendo ser realizado de forma manual”, destaca Barbisan enfatizando que ele pode ser aplicado em condições climáticas adversas, até mesmo com chuva.

Quanto a durabilidade da restauração com CBUQ, o secretário destaca que a aplicação pode resolver o problema do buraco na via de forma definitiva, porém se a base da rua estiver comprometida pode influenciar no resultado final deste trabalho. “A grande maioria desses buracos são resultado de infiltrações ou até mesmo do envelhecimento da camada asfáltica que formam o desgaste na via. Neste caso, o CBUQ pode resolver a situação de forma definitiva”, esclarece.