https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7037/governo-promove-pesquisa-de-clima-organizacional-com-servidores
26/06/2013
Governo promove Pesquisa de Clima Organizacional com servidores
Levantamento busca melhorar ambiente de trabalho e atendimento à população
Visando qualificar ainda mais o ambiente de trabalho e a prestação de serviços para a população, a Prefeitura de Erechim, através da equipe de Gestão de Pessoas e do Gabinete da Vice-prefeita, organiza uma pesquisa de clima organizacional em todas as secretarias e repartições públicas do município. O início das atividades ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), no Salão Nobre da Prefeitura, quando a vice-prefeita Ana Oliveira, acompanhada da psicóloga Solange Punhi, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, apresentou os objetivos e o método de trabalho para a realização da pesquisa na Prefeitura.
“A equipe de Gestão de Pessoas irá acompanhar atividades e aplicar a pesquisa em todos os setores da Prefeitura, buscando identificar problemas e soluções para estes casos. Também disponibilizaremos um sistema online para que os servidores possam interagir e fazer seu relato. É uma ação com intuito de qualificar cada vez mais os serviços prestados pela Prefeitura à população”, informa a vice-prefeita.
A psicóloga Solange Punhi, que desenvolverá a atividade ao lado da enfermeira Adriana Zaions, ressalta que a pesquisa preocupa-se com valores como respeito, satisfação e motivação dos colaboradores da Prefeitura, visando contribuir para um melhor ambiente de trabalho e uma prestação de serviços mais qualificada.
Sobre a Pesquisa de Clima Organizacional
Clima Organizacional é o nome dado ao conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização, que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a própria organização. A pesquisa é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos.
Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. Analisar o ambiente e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação dos colaboradores da organização em relação à diversos fatores, como ambiente de trabalho, comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e outros, possibilitando a resolução dos problemas identificados.
A identificação de causas que possam interferir negativamente no comportamento dos empregados, em relação ao seu trabalho ou à organização, permite que ações corretivas possam ser adotadas atuando-se sobre as referidas causas, com base em dados concretos, coletados através das pesquisas de clima organizacional, que passam a ser uma importante ferramenta gerencial para a gestão dos recursos humanos.