https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7068/governo-inicia-construo-de-faixas-elevadas-para-pedestres-no-entorno-da-praa-da-bandeira
04/07/2013
Governo inicia construção de faixas elevadas para pedestres no entorno da Praça da Bandeira
Para proporcionar mais segurança e garantir fluidez no fluxo de veículos e buscar a humanização no trânsito, Prefeitura inicia as obras que antecedem a abertura do tráfego na Praça da Bandeira
Dando continuidade ao Estudo de Mobilidade Urbana, que busca a humanização no trânsito, o Governo de Erechim, através das secretarias de Obras e de Segurança, inicia a construção de faixas elevadas de pedestres no entorno da Praça da Bandeira. No começo da manhã desta quinta-feira (4) a primeira quadra da avenida Maurício Cardoso foi fechada para a construção da primeira elevada, que privilegia a acessibilidade e o pedestre. “Para não conturbarmos o fluxo de veículos durante a implantação das faixas elevadas, iremos bloquear o trânsito na medida em que avançamos para as próximas faixas”, explica o secretário de Segurança, Rafael Testa.
“O estudo da mobilidade urbana traz um novo planejamento para Erechim. As futuras mudanças que serão implementadas estão baseadas em análises técnicas sempre preservando o interesse da comunidade, com base no desenvolvimento do município, a segurança, fluidez, a acessibilidade e o pedestre”, pontua o secretário de Segurança.
“No decorrer do dia, as equipes das secretarias seguirão os trabalhos e será construída a segunda faixa em frente à Prefeitura e, posteriormente, em frente ao Barão do Rio Branco. Todas as faixas que estão sendo feitas hoje se dão no sentido avenida Maurício Cardoso em direção à avenida Sete de Setembro. Amanhã, complementaremos o serviço, executando as elevadas no sentido contrário”, afirma o secretário de Obras, Diego Cantele lembrando a unificação das secretarias do Governo do Erechim que trabalham em conjunto para trazer mais qualidade de vida à população e garantir o desenvolvimento da cidade.
Outra alteração ocasionada em razão das elevadas é a retirada da vagas de estacionamento em frente à Prefeitura de Erechim e do Castelinho, garantindo mais segurança aos pedestres. As vagas serão compensadas em outras regiões da área central da cidade.
Segurança e humanização no trânsito
As mudanças nas vias serão necessárias para que a cidade esteja adequada à quantidade de veículos que hoje circulam em Erechim. Entre as alterações está, ainda, a abertura do trânsito no entorno da Praça da Bandeira, que deve ocorrer ao longo do mês de julho, após a construção das faixas de pedestre elevadas. Paralelamente, o governo avança no processo de qualificação da pavimentação que receberá o fluxo do anel viário da cidade.
Conforme o Secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, o Governo de Erechim busca, com a implantação do estudo de mobilidade, solucionar as questões relacionadas ao trânsito, bem como antever futuros problemas de trafegabilidade focando em alternativas pontuais. “O planejamento é extremamente importante na solução desses problemas estruturais e esse estudo irá propiciar que Erechim avance na questão da mobilidade urbana, garantindo mais segurança e um trânsito humanizado”, ressalta Anacleto.