https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7069/prefeito-acompanha-trabalho-na-obra-de-transposio-do-rio-cravo
04/07/2013
Prefeito acompanha trabalho na obra de transposição do Rio Cravo
Nesta quinta-feira (4), máquinas trabalhavam próximo à Granja Bernardon, em Paulo Bento. 9 kms de tubos já foram assentados
Em razão do histórico de estiagens que afetam a região de Erechim ao longo dos últimos anos, a Transposição do Rio Cravo transformou-se numa das obras mais aguardadas pela comunidade local, por representar o fim do risco de racionamento de água no Município.
Desde abril de 2012, a Corsan, estatal responsável pelo serviço de distribuição e tratamento de água em Erechim, trabalha nesta complexa infraestrutura, que compreende a instalação de 16 kms de tubos subterrâneos que desviarão a água do Rio Cravo para ser tratada e utilizada no abastecimento da cidade durante períodos de seca.
Em virtude da importância da transposição, o perfeito Paulo Polis e as secretarias de governo responsáveis pela gestão do contrato com a Corsan têm realizado acompanhamento periódico da evolução da obra, que requer cuidados minuciosos. Nesta quarta-feira (4), o prefeito esteve nas propriedades da Granja Bernardon, em Paulo Bento, onde equipes de trabalho realizavam a instalação de tubos, e reforçou o grau de importância e complexidade da transposição.
Até o momento, segundo informações da Corsan, 9 kms dos 16 kms de tubos foram assentados. Polis afirma que o Governo Municipal deverá seguir trabalhando em sintonia com a Corsan para que o processo continue obedecendo o calendário estipulado até a conclusão da obra. “Estamos realizando reuniões periódicas e fiscalizando o serviçoprestado pela Corsan, visando sempre o cumprimento do contrato firmado entre o município e a Estatal”, destaca Polis.
A transposição do Rio Cravo conta com um investimento de R$ 32 milhões em recursos públicos, destinados através do programa PAC 2, do Governo Federal. São milhares de tubos que passam por debaixo de propriedades, estradas e terrenos do interior do município, e a instalação. A partir do momento em que entrar em funcionamento, este novo processo de captação irá desviar as água do rio até o reservatório de tratamento de água oficial da Corsan.
Outros investimentos previstos
Nos próximos 25 anos, a Corsan prevê mais uma série de investimentos em Erechim, conforme o Contrato de Programa firmado com o município, que é o maior da história de Erechim – R$ 260 milhões em investimentos. Entre as principais obras, destacam-se substituição de redes de fibrocimento; abastecimento dos distritos Capoerê e Jaguaretê, já em discussão com as comunidades; Programa de Redução de Perdas; execução de obras complementares de reservação; ampliação geral do Sistema de Abastecimento de Água; execução do Sistema de Esgotamento Sanitário com redes coletoras do tipo separador absoluto, com interceptores e emissário.