Prefeitura Municipal de Erechim - O trânsito vai mudar para sua vida melhorar e ficar mais segura

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7075/o-trnsito-vai-mudar-para-sua-vida-melhorar-e-ficar-mais-segura

05/07/2013

O trânsito vai mudar para sua vida melhorar e ficar mais segura

 

Obras que antecedem a abertura do tráfego na Praça da Bandeira estão em fase de conclusão

Primando pela humanização no trânsito, com enfoque à segurança, fluidez e atenção ao pedestre, o Governo de Erechim avança no Projeto de Mobilidade Urbana do município. A nova etapa do planejamento viário local se dá com a implantação das travessias elevadas de pedestres (TEP) nas vias localizadas no entorno da Praça da Bandeira, antecedendo a abertura do trânsito na Praça da Bandeira, o que irá ocorrer até o final de julho.

A construção das travessias elevadas, que privilegiam os pedestres e a acessibilidade, tiveram início na quinta-feira (4), e já estão em fase de conclusão. A construção da primeira elevada foi realizada no início da Avenida Maurício Cardoso, em frente a Catedral. Já pela parte da tarde, ainda na quinta-feira, a segunda faixa foi construída ligando a Prefeitura à Praça da Bandeira.

Nesta sexta-feira (6) as obras tiveram continuidade em ritmo acelerado sendo construídas mais duas travessias. Uma delas na primeira quadra da avenida Maurício Cardoso (no outro sentido da pista) e a outra ligando o Castelinho à Praça.

“Na próxima semana, na avenida Sete de Setembro, em frente ao Barão do Rio Branco, as duas últimas elevadas no entorno da Praça da Bandeira serão concluídas”, antecipa o secretário de Obras, Diego Cantele, pedindo que a comunidade seja compreensiva com o trabalho que está sendo realizado. O secretário de Segurança, Rafael Testa, lembra que toda obra de melhoria acarreta em algumas medidas necessárias antes que ela esteja totalmente concluída. “Ao final a sociedade verá o resultado do trabalho e certamente irá constatar que alguns contratempos compensaram pela melhoria no trânsito de veículos, segurança, qualidade de vida e desenvolvimento da cidade”, declara.

Novo trânsito para um novo momento

Segundo o prefeito Paulo Polis, as mudanças pelas quais Erechim está passando são necessárias para que a cidade esteja adequada à quantidade de veículos que estão em circulação. “Entre as alterações está, ainda, a abertura do trânsito no entorno da Praça da Bandeira, que deve ocorrer ao longo do mês de julho, após a construção das faixas de pedestre elevadas”, pontua o prefeito destacando que paralelamente, o governo avança no processo de qualificação da pavimentação que receberá o fluxo do anel viário da cidade.

Outra alteração ocasionada em razão das elevadas é a retirada das vagas de estacionamento em frente à Prefeitura de Erechim e do Castelinho, garantindo mais segurança aos pedestres. As vagas serão compensadas em outras regiões da área central da cidade.

Plano de Humanização segue em 2014

A instalação das travessias elevadas e a abertura da Praça, lembra a vice-prefeita Ana Oliveira, se somam a outras alterações já promovidas pelo governo municipal obedecendo ao estudo técnico que deu origem ao Projeto de Mobilidade Urbana. A proposta, que prevê avanços no curto, médio e longo prazos, já proporcionou mudanças positivas no trânsito da cidade, com destaque à rótula da Justiça do Trabalho (na Avenida Pedro Pinto de Souza); substituição dos semáforos; instalação do novo Terminal Rodoviário Urbano; além de avanços pontuais em diversos pontos outrora considerados críticos da cidade. Outra ação importante pensando na mobilidade da população se deu com a inauguração das Paralelas da BR-153, garantindo - a partir de investimentos federais superiores a R$ 19 milhões - mais segurança e fluidez aos usuários da rodovia e aos moradores dos bairros Atlântico, Redenção, Maria Clara, Estevam Carraro, Aeroporto, e outros, além de beneficiar os milhares de trabalhadores que se dirigem diariamente ao Distrito Industrial.

As melhorias, porém, não irão parar com as alterações no entorno da Praça da Bandeira. Esta semana o Governo já inverteu a preferencial no cruzamento das ruas Argentina e Aratiba, dando preferência, a partir de agora, aos veículos que transitam pela Aratiba. Nos próximos dias também serão realizadas melhorias no acesso ao estacionamento da URI e na entrada do Master Sonda Shopping. Para 2014, o planejamento prevê a implantação do anel viário na região central (que prevê vias de mãos únicas em ruas estratégicas para facilitar o fluxo), além do sistema binário. O projeto alcança, ainda, outros bairros da cidade, como as Três Vendas e o São Cristóvão.

O Plano de Humanização no trânsito de Erechim dialoga de forma direta com o novo momento que a cidade vive. Com mais emprego. Serviços de saúde. Educação. Moradias. A cidade, dinâmica pela pujança de seu povo, oferece aos visitantes da região e aos mais de 63,5 mil veículos registrados junto ao Detran-RS, em regra, as mesmas vias e alternativas oferecidas no início do século passado, quando o traçado de Erechim nasceu obedecendo aos preceitos do positivismo.

Estudo técnico na base das alterações

Só de 2005 para cá, por exemplo, a frota de veículos de Erechim quase dobrou.  Saídas para enfrentar o problema vem sendo pensadas pelo governo municipal, a partir do trabalho integrado das secretarias. “Nossos passos são embasados por estudos técnicos que nos orientam como proceder. A direção, porém, é clara, garantir segurança a motoristas e, especialmente, a pedestres. Sabemos que mudanças invariavelmente geram, no início, alguns transtornos e podem provocar alterações de hábitos. Mas, este é um caminho inevitável para o novo momento que a cidade de Erechim vive, nesta contagem regressiva para os 100 anos do município. Nosso trânsito está mudando para nossa vida melhorar”, enaltece o prefeito Polis. A administração prevê, ainda, garantir melhorias no sistema de transporte coletivo, além de estar desenvolvendo uma proposta de ciclovia em determinadas regiões da cidade.