Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Polis e secretários recebem lideranças do Bloco de Lutas Populares

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/7102/prefeito-polis-e-secretrios-recebem-lideranas-do-bloco-de-lutas-populares

11/07/2013

Prefeito Polis e secretários recebem lideranças do Bloco de Lutas Populares

 

Diálogo franco e transparente tratou, entre outros, de avanços necessários no serviço de transporte público

 

O prefeito de Erechim Paulo Alfredo Polis recebeu na tarde desta quinta-feira (11), no Salão Nobre da Prefeitura, representantes do Bloco de Lutas Populares. O grupo, constituído por diversas entidades representativas do campo e da cidade, liderou as manifestações realizadas ao longo do dia em Erechim reivindicando melhorias no transporte público, investimento de 10% do PIB do país em educação e saúde, reforma agrária, segurança, além de avanços sociais referentes à jornada de trabalho e benefícios previdenciários.

 

Na pauta específica com o poder público municipal, os líderes do movimento discutiram com o prefeito, entre outros, a questão do passe livre para estudantes e trabalhadores de baixa renda.

 

Depois de ouvir o grupo, Paulo Polis, ao lado dos secretários de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, de Comunicação, Salus Loch, e do chefe de gabinete Alam Comin, apresentou as ações do governo na busca por melhores condições do transporte coletivo em Erechim, garantindo a ampliação das linhas de ônibus para o novo campus da UFFS, tão logo as aulas sejam iniciadas pela Universidade. O prefeito também explicou que, desde 2008, corre na Justiça ação movida pelo Ministério Público cobrando a realização de licitação para definição da concessionária responsável pelo transporte público no município. Segundo Polis, as decisões de 1º e 2º graus determinaram a realização de licitação, sendo que a atual prestadora do serviço entrou com recurso extraordinário especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tão logo saia a decisão final, o município cumprirá a determinação judicial.

 

Desde o início de sua atuação no município a empresa sempre prestou serviço sem licitação, e fez, conforme as possibilidades, um bom trabalho atendendo, hoje, mais de 16 mil pessoas por dia, muitas delas com benefícios tais quais a meia passagem para estudantes e o passe livre para os idosos. Agora, caso a Justiça determine que o município deva abrir procedimento licitatório para contratação de nova empresa, o faremos - quando poderão participar do certame quantas empresas quiserem, inclusive a atual”, explica Polis. Segundo ele, “na construção deste novo processo, será fundamental uma discussão ampla como esta que estamos tendo hoje aqui no Salão Nobre, prevendo no novo contrato, além do bilhete único, o passe livre e, acima de tudo, a melhora constante do serviço, com qualidade, novas linhas e roteiros”, completa.

 

Os vereadores Lucas Farina, Jorge Psidonik e Silvio Ambrósio, além da coordenadora do Orçamento Participativo, Terezinha Magaieski, também participaram das discussões.

 

As lideranças do Bloco de Lutas Populares agradeceram a audiência com o prefeito e prometeram seguir mobilizadas. Nos próximos dias, governo e representantes das entidades se reunirão novamente para avançar em outros pontos da pauta, como educação, segurança e cultura.