Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de mil pessoas participam da 3ª Caminhada de Prevenção às Drogas

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/7109/mais-de-mil-pessoas-participam-da-3-caminhada-de-preveno-s-drogas

15/07/2013

Mais de mil pessoas participam da 3ª Caminhada de Prevenção às Drogas

 

Evento marcou mais uma das ações do projeto “Orientação que bate à porta”

 

Com grande representatividade, participantes de 55 entidades estiveram presentes na 3ª Caminhada de Prevenção às Drogas realizada na manhã de sábado (13). O evento teve início com mateada na Praça da Bandeira, seguido de caminhada com participação de mais de mil pessoas que se dirigiram até a Praça Júlio de Castilhos e retornaram para frente da Prefeitura.

 

“É preciso chamar a atenção da sociedade para a gravidade da problemática da drogadição que atinge muitas comunidades. Para isso precisamos mobilizar as pessoas para mostrarmos que, através de ações contínuas e focadas, podemos mudar a realidade orientando, prevenindo e proporcionando proteção às famílias no que se refere ao uso de drogas”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackson Arpini falando em nome dos idealizadores do projeto.

 

A caminhada marcou mais uma ação do projeto “Orientação que bate à porta” que tem como objetivo, entre outras ações, a visita de voluntários, devidamente capacitados, às residências da cidade, para orientar os pais sobre como proceder para prevenir o uso das drogas com distribuição de material educativo. “A cartilha, que está na sua terceira edição e aborda orientação, prevenção e proteção às famílias sobre a problemática das drogas, já teve 23 mil exemplares distribuídos desde 2010”, pontua Jackson, salientando que exemplares da cartilha foram entregues à população durante o evento.

 

Para o presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), tenente-coronel Ricardo Hofmann, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar o evento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para os problemas decorrentes da dependência química como o álcool e outras drogas. “Ainda, buscamos o engajamento da comunidade para as ações de promoção, prevenção e combate às drogas, bem como por um movimento pela paz”, frisa o comandante.

 

Orientação que bate à porta

 

Lançado em 2009, o projeto foi uma iniciativa da Secretaria da Cidadania, de Saúde, de Segurança Pública e Proteção Social, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Conselho Municipal de Saúde (CMS), Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Delegacia de Policia para Mulher, Coordenadoria da Mulher de Erechim e RBS TV Erechim.

 

Atualmente o projeto chega a sua 3ª edição, numa parceria com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.