https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7120/qualidade-de-energia-no-meio-rural--prioridade-na-regio
16/07/2013
Qualidade de energia no meio rural é prioridade na região
Demandas executadas pela RGE serão apresentadas durante reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim. Mais de 480 obras de energia elétrica foram executadas em 24 municípios do Alto Uruguai
Na quarta-feira (17), às 9 horas, o Governo de Erechim, através do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, reúne-se com a empresa Rio Grande Energia (RGE), juntamente com demais entidades e representantes da sociedade civil onde serão apresentados os resultados das demandas encaminhadas para atender às solicitações referentes aos serviços prestados pela distribuidora de energia.
De acordo com a diretora do Procon, Eliane Tasca, isso é o resultado de um trabalho constante de uma grande equipe. “Ainda temos muito a buscar, mas essas obras já concluídas são, sem dúvida, um grande avanço para a Região do Alto Uruguai”, explica a diretora destacando a união com a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Câmara de Vereadores de Erechim, Emater Regional, Fetraf – Sul, Sutraf – Alto Uruguai, Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento Popular Urbano, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, e os gabinetes dos deputados Altemir Tortelli e Marco Maia.
Energia para o meio rural
“A energia no meio rural já era deficiente e com o vendaval de agosto de 2011, esse problema foi agravado de forma significativa. Na época, percorremos todas as comunidades do interior no intuito de contribuir para que a RGE atendesse na recuperação das redes, bem como no restabelecimento da energia”, frisa a diretora.
“Estamos agora colhendo 'parte' dos frutos da nossa luta e organização, juntamente com todos as entidades que compuseram a força tarefa”, explica Eliane, destacando que durante o encontro, o executivo de Contas da Gerência de Relacionamento com o Poder Público da RGE, Cláudio Mânica irá apresentar as 488 obras executadas em 24 municípios da região, contemplando as solicitações de 495 consumidores de energia. Para a diretora do Procon, apesar de serem mais de 1,2 mil consumidores que necessitam atendimento, essa conquista já é um bom resultado.
“Essas obras são um grande avanço, porém estamos buscando que todas as demandas sejam atendidas e que o cronograma da RGE na Região do Alto Uruguai seja exposto e que as obras sejam executadas com a mais brevidade possível”, pontua Eliane, lembrando que serviços de energia de qualidade no meio rural são imprescindíveis para o desenvolvimento das comunidades.
Municípios onde as obras da RGE já foram concluídas
Já foram realizadas as obras nos municípios de Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Campinas do Sul, Centenário, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.