https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7127/parceria-entre-prefeitura-e-empresas-garante-desenvolvimento-de-erechim
18/07/2013
Parceria entre prefeitura e empresas garante desenvolvimento de Erechim
Atendimentos e serviços de infraestrutura são oferecidos pelo Poder Público Municipal para incentivar e fortalecer empresas erechinenses. Apenas nos últimos quatro anos e meio, mais de 8 mil novos empregos foram criados
A proximidade com empresas erechinenses é uma das principais diretrizes do Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ao longo de 2013, a pasta vem atendendo solicitações de empreendedores locais e realizando acompanhamento das necessidades do setor, oferecendo também serviços em parceria para a qualificação da rede empreendedora da cidade.
Segundo o secretário Edgar Marmentini, titular da pasta, desde o dia 7 de março, 45 empresas já foram atendidas, recebendo do Governo Municipal serviços de infraestrutura em seus locais de trabalho ou em suas futuras instalações. Durante este período, foram realizadas obras de nivelamento de terreno, terraplanagem, escavação, retirada e colocação de terra, cascalho, e compactação do terreno.
O secretário ressalta que outras 26 empresas já estão na fila de espera para serem atendidas pela Prefeitura. Marmentini explica que as empresas interessadas em receber estes serviços devem protocolar pedido junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Espírito Santo, 123. Após este contato prévio e visita à empresa, o serviço é agendado conforme disponibilidade de data.
Todos os serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico a empresas erechinenses são realizados obedecendo às determinações da Lei Municipal 3.947 de 2006, que dispõe sobre Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Erechim. Para o secretário Edgar Marmentini, esta proximidade entre Poder Público e iniciativa privada fortalece decisivamente a cadeia econômica de Erechim.
Acompanhamento presencial
O acompanhamento às necessidades das empresas de Erechim é oferecido presencialmente, com visitas às sedes através de reuniões agendadas, e um trabalho dedicado a buscar soluções práticas para entraves burocráticos. Na tarde desta quarta-feira (17), prosseguindo este serviço, o secretário Edgar Marmentini reuniu-se com empreendedores em duas empresas do município buscando construir soluções para a ampliação das sedes e a qualificação da infraestrutura destas empresas.
Primeiramente, Marmentini esteve na empresa Triel HT, onde, junto com o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, debateu os procedimentos necessários para a construção das novas instalações da empresa. Em seguida, em visita à nova sede da empresa Eixo Master, Marmentini também discutiu soluções para a finalização do processo de organização e infraestrutura da empresa, recentemente instalada no local.
O secretário ressalta que esta relação de proximidade entre o Poder Público e os empreendedores é fundamental para a gestão do Desenvolvimento Econômico de Erechim e região. “Estamos em um momento de crescimento emergente na cidade, com mais de 8 mil novos empregos gerados apenas nos últimos quatro anos e meio. Nosso potencial de crescimento econômico é grande, e, enquanto governo, procuramos viabilizar novos espaços e a abertura de distritos para a expansão industrial da cidade. Isto deve gerar mais oportunidades, empregos, renda e receita para Erechim. É um momento que precisa ser aproveitado, e para que isto ocorra é necessária esta sintonia entre o Poder Público e a iniciativa privada, construindo soluções coletivamente e pensando sempre no desenvolvimento sustentável e equilibrado da nossa cidade”, finaliza Marmentini.
Para ampliar sua capacidade de atuação nas ações de infraesturura junto às empresas, a secretaria está viabilizando a compra de novos maquinários.
Ao lado do trabalho direto com as empresas, a secretaria de Desenvolvimento Econômico vem atuando forte, também, na qualificação profissional – com 3.260 alunos já capacitados ou que finalizarão o curso ainda em 2013, graças a parcerias com entidades como Senai, Senac, SESC, Sebrae e outros, além de estimular e facilitar o credito e a abertura de empresas para novos empreendedores, através de programas como o Microcrédito Gaúcho (que já chegou a marca dos R$ 10 milhões entregues, em ato que contou com a presença do governador Tarso Genro, esta semana).