https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7131/emei-irm-consolata-desenvolve-atividades-de-incluso-com-os-pais
18/07/2013
EMEI Irmã Consolata desenvolve atividades de inclusão com os pais
Escola segue eixo estabelecido pela Secretaria de Educação que envolve a inclusão educativa como forma de desenvolvimento. Experiências e troca de experiências marcaram o encontro
A direção da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata juntamente com sua equipe pedagógica, realizou mais uma atividade que sensibilizou a comunidade escolar envolvendo um tema fomentado pela Secretaria de Educação. Trata-se da inclusão, seus desafios e convívio com as diferenças.
Na ocasião a professora Andreia Paula Ceron da Sala de Recursos Multifuncional da Escola, elaborou junto com os pais um momento de estudo buscando ampliar o processo da educação. Dessa forma os pais puderam vivenciar algumas situações na Trilha dos Sentidos, como andar com os olhos vendados, explorar a escrita em braille, codificar a escrita em libras, sentir diferentes sensações através do tato e do olfato,entre outras experiências.
A intervenção junto de crianças com deficiência pressupõe um trabalho de equipe entre os diversos parceiros envolvidos assegurando a cada criança, as melhores e mais facilitadoras condições de desenvolvimento numa intervenção dirigida à criança, aos pais, ao grupo, e aos educadores envolvidos no processo.
A partir do momento em que a sociedade apropria-se de conceitos corretos referentes à deficiência, a prática torna-se mais efetiva em relação a essas ideias, desfazendo os equívocos que condicionam a deficiência. Dessa forma, toda a sociedade também passa a usufruir o conhecimento desmistificando conceitos e práticas anteriores, possibilitando a partir disso, maior acessibilidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência.
Para o Secretário de Educação Alderi Oldra, “ações como esta enriquece e muito o vínculo e a informação importante junto à comunidade escolar. A EMEI Irmã Consolata está de parabéns por essa bela iniciativa, uma vez que fomentamos e muito a questão da inclusão nas escolas”, destacou Oldra.
O Reconhecimento da Inclusão nas Escolas
Em 2012 houve o reconhecimento estadual com a coroação do principal troféu do XI Prêmio Gestor Público com o projeto “Todos na Escola – Respeito às Diferenças”, onde houve a inclusão de 250 estudantes portadores de alguma deficiência nas escolas do Sistema Público Municipal, todos possuem matrícula no ensino regular/comum e Atendimento Educacional Especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais.
Para os estudantes com deficiência que não possem autonomia de vida, há a bidocência em sala, ou seja, dois professores para atenderem a mesma turma, objetivando não desqualificar o ensino para os estudantes comuns e auxiliar no atendimento atendimento ao estudante com deficiência.
A comunidade escolar também é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento das ações realizadas pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação. Nesse sentido a total integração faz com que o ensino seja beneficiado pelo empenho de todos, preparando e melhorando cada vez mais a sociedade e consequentemente, as futuras gerações.