https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7136/lanado-concurso-para-eleger-a-rainha-do-municpio
18/07/2013
Lançado concurso para eleger a Rainha do Município
Vencedora representará Erechim na escolha das Soberanas da Frinape 2013. Inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (22), na Prefeitura.
A beleza da mulher erechinense atrairá os olhares da comunidade local a partir da próxima segunda-feira (22), quando terá início o período de inscrição para a escolha da Rainha do Município. A vencedora, que será eleita a partir de três avaliações (prova escrita, entrevista e desfile de passarela), além de ter a incumbência de representar o município em eventos oficiais, será a candidata de Erechim no concurso das Soberanas da Frinape 2013, que reunirá representantes de todas as cidades da Região Alto Uruguai.
A forma de inscrição para o Concurso de Rainha do Município se dará de maneira ampla e democrática, permitindo que todas as mulheres entre 18 e 28 anos, solteiras, sem filhos, com Ensimo Médio completo e que residam em Erechim há pelo menos cinco anos possam participar do evento (ver lista completa dos requisitos, ao final da matéria). O regulamento foi anunciado nesta sexta-feira (19), em conjunto pelo Governo de Erechim e Comissão Organizadora do concurso da Rainha do Município. A Comissão, constituída via Decreto assinado pelo prefeito Paulo Polis, é composta pelos seguintes membros: Lia Marci Condah Kaghofer; Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa; Sandra Teresinha Munero; Márcia Cristina Marchesan Condah; Katiamara Badalotti; Glaucia Dallacosta Deboni; Tatiana Andréia Santin; Marta Piazza de Freitas; Marli Fátima Iurkiewiecz; Sidette Luiza Caron Guerra.
O secretário de Comunicação da prefeitura, Salus Loch, e o procurador jurídico adjunto do município, Rogério Pedot Aguilar, participaram da reunião que discutiu o regulamento do certame.
O diferencial deste concurso, explica a vice-prefeita Ana Oliveira, se dá em relação a possibilidade que as candidatas à Rainha do Município se inscrevam sem a necessidade de que estejam representando uma entidade. O espírito democrático da proposta é enfatizado por Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, da Comissão Organizadora. “A Comissão e o município entendem que a forma de definição da vencedora contempla a transparência das ações e quebra paradigmas ao permitir que as jovens possam se inscrever ao concurso como pessoa física. Certamente teremos um belo concurso, pelo qual Erechim elegerá uma rainha à altura de nosso município”, frisa Lúcia.
Saiba mais
A ficha de inscrição e o regulamento do concurso estarão disponíveis no site da Prefeitura de Erechim (www.pmerechim.rs.gov.br), a partir das 17h desta sexta-feira (19). Informações e esclarecimentos podem ser obtidos no gabinete da vice-prefeita, junto à Prefeitura, ou pelo telefone (54) 3520 7017, com Daiana. As inscrições seguem até o dia 29 de julho, às 17h30min.
Requisitos para inscrição:
- Ser brasileira;
- Ter idade mínima de 18 anos (completos até 29 de julho de 2013) e máxima de 28 anos;
- Ser solteira, não ter sido casada (ainda que o casamento tenha sido anulado), separada, divorciada, viver ou ter vivido em união estável;
- Ter o ensino médio completo;
- Ser domiciliada no município de Erechim há pelo menos 5 anos;
- Não ter filhos ou estar grávida;
- Ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento e relacionamento condizentes ao título almejado.
- Além disso, a candidata não poderá ter nenhum vínculo ou compromisso com qualquer agência ou empresa que, de alguma maneira, venha a prejudicar ou impedir o cumprimento dos compromissos durante o concurso;
- Ter disponibilidade de horários para cumprir o cronograma de atividades do presente concurso e, se eleita, do cronograma proposto pelo concurso regional das Soberanas da Frinape 2013.
Forma de eleição
A candidata à Rainha do Município de Erechim participará, obrigatoriamente, de 3 avaliações respectivamente nos dias 12 de agosto (prova escrita – produção de um texto, valendo 30% da nota total); 13 de agosto (entrevista, valendo 30% da nota total); e no dia 14, desfile de passarela (valendo 40% da nota total). Cada uma das provas terá cinco jurados.