https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7138/definies-para-rea-cultural-em-pauta-em-erechim
19/07/2013
Definições para área cultural em pauta em Erechim
II Conferência de Cultura discute eixos temáticos para formação do Plano Municipal de Cultura e escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
A comunidade cultural de Erechim está envolvida na II Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura. Com propósito de discutir a formatação do Plano Municipal de Cultura e definir prioridades para as políticas culturais do município, o encontro teve início na noite de quinta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, prosseguindo na noite de sexta-feira (19) no auditório da Universidade Federal Fronteira Sul.
Durante a abertura do evento, o prefeito municipal, Paulo Polis, destacou que a cultura local, fortemente representada por diversas instituições, dos mais variados segmentos culturais e artísticos, têm fundamental importância na discussão destas políticas públicas. Segundo o prefeito, o diálogo com a comunidade é uma das principais diretrizes de trabalho do Governo Municipal, e isto deve ser desenvolvido também na área cultural. “A Prefeitura está disposta a debater com os grupos e definir quais são os caminhos que devem ser trilhados para o fomento à cultura local”, afirmou o prefeito.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, ressaltou que esta construção coletiva para a estruturação do Plano Municipal de Cultura teve início ainda em 2009, quando a pasta estava sob o comando do secretário Edgar Marmentini, hoje secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, prosseguindo durante as gestões de Artidor Andrade e Clarisse Maronesi. “Este diálogo vem sendo trabalhado progressivamente e deve se reverter em políticas públicas que pensem a cultura erechinense, valorizando o potencial encontrado no município, em toda sua pluralidade e qualidade”, diz o secretário.
Os participantes da II Conferência Municipal de Cultura foram divididos com base nos eixos temáticos, nos quais houve discussões internas para proposição de ações. Na quinta-feira, foram realizados dois seminários: Implantação do Sistema Nacional de Cultura, com palestra realizada por Eleonora Spinato, representante da Regional Sul do Ministério da Cultura; e Produção Simbólica e Diversidade Cultural, com Edinilson Mata, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Erechim. Os debates da sexta envolvem Cidadania e Direitos Culturais, ministrado pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nicolas Optiz; e Cultura como Desenvolvimento Sustentável, com palestra da professora Cristina Carvalho, da Escola de Administração da UFRGS.
Os temas são propostos pelo Ministério da Cultura, e além de debater e argumentar, os participantes puderam propor ações efetivas para a fomentação da cultura em sua diversidade de esferas. Os delegados eleitos devem ser divulgados na segunda-feira.