https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7139/relatrio-do-procon--apresentado-em-reunio-do-conselho-do-consumidor
22/07/2013
Relatório do Procon é apresentado em reunião do Conselho do Consumidor
Em seis meses foram registrados mais de 3,8 mil atendimentos. Destes, cerca de 40% estão relacionados a empresas de telecomunicações
O Governo de Erechim, através da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), já registrou mais de 3,8 mil atendimentos somente no primeiro semestre de 2013, numa média de mais de 600 atendimentos por mês. Na última semana, o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecom) esteve reunido para, entre outras pautas, analisar o relatório de atendimentos do órgão, onde cerca de 40% estão relacionados às empresas de telecomunicações.
De acordo com a diretora do Procon, Eliane Tasca, as empresas de telecomunicações tem ocupado, com frequência, o topo da lista de atendimentos onde os clientes, de alguma forma, manifestaram-se insatisfeitos com a prestação dos serviços. “A defesa do consumidor é imprescindível e precisamos demonstrar que o poder público, através das ações do Procon, está fazendo a sua parte”, destaca a diretora ressaltando que o órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores.
Segundo dados do relatório do Procon de janeiro a junho de 2013, mais de 40% dos atendimentos estão relacionados ao setor de telecomunicações, que abrangem telefone fixo, telefone móvel, internet (fixa e móvel) e TV por assinatura.
Conselho de Defesa do Consumidor
O Condecom, em atividade desde 2003, tem papel fundamental pela importância e participação deliberativa nas atividades desenvolvidas. “Estamos trabalhando focados para preservar e garantir os direitos do consumidor, fazendo com que o Conselho atue de forma representativa, sob a perspectiva de trabalho estabelecido para o Procon”, pontua Eliane.
“O Procon é um canal de comunicação e de defesa do consumidor e isso se dá através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos”, explica a diretora.
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