Prefeitura Municipal de Erechim - Democratização e incentivo à produção cultural são diretrizes da Conferência da Cultura de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7145/democratizao-e-incentivo--produo-cultural-so-diretrizes-da-conferncia-da-cultura-de-erechim

23/07/2013

Democratização e incentivo à produção cultural são diretrizes da Conferência da Cultura de Erechim

Democratização e incentivo à produção cultural são diretrizes da Conferência da Cultura de Erechim
Democratização e incentivo à produção cultural são diretrizes da Conferência da Cultura de Erechim

 

Integração e democratização da cultura são alguns dos principais temas debatidos pelos eixos temáticos desta segunda edição. Objetivo do Governo Municipal foi proporcionar espaço para debate com membros da comunidade ligada ao tema

 

Erechim sediou nos dias 18 e 19 a II Conferência Municipal de Cultura, com promoção da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura. Este espaço democrático de debate foi promovido para proporcionar à comunidade cultural uma possibilidade de discutir os rumos do fomento, do incentivo e da promoção cultural em Erechim.

 

 

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo do município, Rodrigo Alves Pereira, o principal objetivo da conferência foi ouvir grupos e realizadores culturais da cidade, promovendo uma democratização do debate sobre a cultura. “Tivemos diversas resoluções, em diferentes eixos, que servirão para que possamos delimitar os rumos do incentivo e da promoção da cultura na cidade, a partir do que foi discutido pela própria comunidade cultural”, ressalta.

 

 

Rodrigo afirma que, entre as principais propostas definidas, está o desenvolvimento de ações que integram grupos culturais e artistas da cidade, aproximando-os da população para a ampliação do público apreciador de cultura em Erechim. Entre as propostas debatidas, destacam-se a promoção de eventos que despertem novos talentos; a democratização dos espaços; a integração das comunidades culturais; e a visibilidade e organização de atividades em praças, no Centro Cultural 25 de Julho e outros espaços da cidade.

 

 

Para organizar e propor um caminho coletivo, o Governo Municipal deve formatar, a partir destas resoluções, um Plano Municipal de Cultura, elencando prioridades de ação a partir das definições da conferência. A discussão proposta ocorreu em diferentes eixos temáticos. Os temas foram propostos pelo Ministério da Cultura, e além de debater e argumentar, os participantes puderam propor ações efetivas para a fomentação da cultura em sua diversidade de esferas.