https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7147/prefeitura-e-sesc-lanam-parceria-para-realizao-de-1532-exames-e-consultas-gratuitas
23/07/2013
Prefeitura e SESC lançam parceria para realização de 1.532 exames e consultas gratuitas
Atendimentos iniciam nesta quarta-feira (24), em Unidade Móvel localizada na Praça Júlio de Castilhos. Vice-prefeita Ana Oliveira destaca a união de esforços de entidades para a construção de uma cidade cada vez mais humana, feliz e com qualidade de vida.
A parceria entra a Prefeitura de Erechim e o SESC-RS, que garantirá à população da cidade a possibilidade de realizar 1.532 exames e consultas de forma gratuita, teve seu lançamento oficial realizado na manhã desta terça-feira (23), junto à Unidade Móvel do SESC, instalada na Praça Júlio de Castilhos, onde serão oferecidos os exames a partir desta quarta (24). O ato foi prestigiado por autoridades e representantes de entidades do município, e marcou a consolidação da parceria que tem por objetivo trabalhar na prevenção de doenças em benefício da qualidade de vida da população.
Durante o encontro, a vice-prefeita municipal, Ana Oliveira, destacou que o Governo está disponível para a realização de toda e qualquer parceria que vier a beneficiar a cidade e oferecer mais qualidade de vida às pessoas. “Ficamos contentes de ver tantas entidades envolvidas e procurando dar sua contribuição para a construção coletiva de uma cidade melhor para se viver. Esta integração mostra que todos estão com um mesmo objetivo. Na área da saúde, esta ação integrada entre Prefeitura e SESC se destaca por trabalhar diretamente com a prevenção de doenças, que deve ser prioridade do sistema de saúde”, ressalta Ana.
O diretor regional do SESC, Everton Dalla Vechia, destacou que esta ação do SESC vem percorrendo diversos municípios do Estado, e em Erechim encontrou uma parceria incondicional do Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, que vem trabalhando na organização e distribuição de senhas para a realização destes exames. “A parceria da Prefeitura é muito importante, pois a ação precisa chegar à população da cidade. É um serviço gratuito, disponibilizado para todos os interessados, e por isso este vínculo é fundamental”, afirmou Everton Dalla Vechia.
Pedido prévio de médicos é necessário para exames de mamografia e oftalmologia
A Secretaria de Saúde informa que os exames e consultas estão divididos entre os atendimentos efetuados apenas com pedido prévio de um médico e os que estão disponíveis sem necessidade deste pedido. Até o momento, apenas as ultrassonografias já teve sua cota totalmente preenchida.
Necessitam do pedido prévio os exames de mamografia para mulheres com idade menor de 40 anos e as consultas oftalmológicas. No caso das consultas oftalmológicas, 300 foram destinadas a atender a demanda reprimida da Secretaria de Saúde; as senhas restantes, porém, precisam de pedido prévio de um médico para serem retiradas.
Os atendimentos que não necessitam do pedido médico são: exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos, exames citopatológicos (preventivo de colo de útero), os exames que compõem o Passaporte de Saúde, que inclui: exames de colesterol, glicemia, triglicerídios e verificação de pressão; e as avaliações respiratórias.
Senhas distribuídas
Ultrassonografia – 192 senhas distribuídas (não há mais disponibilidade)
Mamografia – 32 senhas já distribuídas – restam 448
Oftalmologia – 450 senhas distribuídas – restam 30
Citopatológicos – 1 senha distribuída – restam 143
Passaporte para saúde – 28 senhas distribuídas – restam 164
Exame respiratório – 8 senhas distribuídas – restam 136