Prefeitura Municipal de Erechim - Cozinheiras do Sistema Municipal de Ensino passam por qualificação
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/7149/cozinheiras-do-sistema-municipal-de-ensino-passam-por-qualificao

23/07/2013

Cozinheiras do Sistema Municipal de Ensino passam por qualificação

Cozinheiras do Sistema Municipal de Ensino passam por qualificação

 

Em parceria com o Senac, Secretaria de Educação promove curso de boas práticas às cozinheiras das escolas municipais

 

 

Iniciou na manhã de terça-feira (23) nas dependências do Senac Erechim, o curso de “Boas Práticas no Serviço de Manipulação de Alimentos”, para as cozinheiras do Sistema Municipal de Ensino.

 

O Secretário de Educação Alderi Oldra recepcionou as funcionárias e destacou a importância da qualificação. “Esperamos que possam aproveitar muito bem esse momento de troca de informações e aperfeiçoamento de técnicas para melhorarmos cada vez mais nosso serviço. Somos muito gratos pelo trabalho que desenvolvem em nossas escolas”, salientou o Secretário.

 

Ao todo o curso terá uma carga horária de 16 horas com duração até a próxima sexta-feira (26). As cozinheiras e merendeiras do Sistema Municipal de Ensino, cerca de 60 servidoras, participarão do curso ofertado pelo Senac e que terá como professora a Engenheira de Alimentos Fernanda Paiva, que abordará questões como a higiene nas cozinhas escolares, e a adequação das mesmas nos moldes de uma cozinha industrial; armazenamento de produtos, melhor estado de conservação de alimentos, entre outros pontos importantes.

 

As participantes ganharão certificado e desenvolverão seus aprendizados em suas respectivas escolas.

 

 

Sobre a merenda escolar

 

Erechim foi pioneiro no país a investir 100% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, beneficiando cerca de 60 famílias. Durante o ano de 2012 foram investidos R$ 849.412,09 oriundos do PNAE e uma contrapartida de R$ 455.765,15 por parte do Governo Municipal. Este ano, estão sendo servidas em média, 7.289 refeições nas 16 escolas, 2 entidades conveniadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, 10 unidades de EJA e mais 2 projetos, abrangendo cerca de 6.380 estudantes matriculados.

 

Os alimentos oriundos da Agricultura Familiar consistem na compra de verduras, legumes, laticínios, carnes, doces de frutas, doce de leite, bolachas, cereais, suco de uva, pães e massas que fazem parte do cardápio elaborado a fim de garantir uma alimentação de qualidade.