https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7150/albergue-garante-conforto-segurana-e-solidariedade-para--proteger-do-frio-intenso
24/07/2013
Albergue garante conforto, segurança e solidariedade para proteger do frio intenso
Alojamentos da instituição têm registrado ocupação próximo da total durante os últimos dias
A frente fria que derrubou as temperaturas nos últimos dias fez com que os alojamentos do Albergue Municipal de Erechim chegassem a praticamente lotar. “Nesta época do ano o número de pessoas que buscam o albergue para se abrigar costuma aumentar e precisamos estar preparados para prestarmos um atendimento digno a todos”, explica o diretor do Albergue, Wilson Dondoni. Para isso, o Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, mantém o espaço adequado, oferecendo, além das acomodações, assistência social e psicológica, alimentação, roupas e agasalhos.
Funcionamento 24 horas
De acordo com o diretor do albergue, a média de pessoas que pernoitam no abrigo varia entre 18 e 20, porém, em noites e dias com frio intenso, esse número chega a mais de 25 abrigados. Com lotação máxima de 30 pessoas, o albergue funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana e atende além de moradores de rua, pessoas vindas de outros municípios, idosos e jovens. “Além dos 30 leitos, temos 10 colchões extras para os dias em que houver necessidade”, explica. “São oferecidos espaços satisfatórios nos alojamentos, com cobertores, roupas de cama, local para higienização, três refeições diárias, além do lanche da tarde para os que ficam no albergue”, afirma Dondoni.
“Temos abrigados que estão conosco há três meses, além de idosos e pessoas que estão com algum problema de saúde e que ficam durante todo o dia na instituição”, destaca o diretor lembrando que o albergue conta com uma equipe de nove funcionários incluindo profissional na área de psicologia, auxiliar administrativo, de limpeza, motorista e zeladores.
“Cada caso é diferente. Temos atualmente muita procura por pessoas que possuem ordem da Justiça de afastamento do lar. O nosso trabalho, além de oferecer o abrigo, é também procurar ajudar da maneira que podemos cada uma dessas pessoas. Quando conseguimos reinserir um abrigado na sua família consideramos uma vitória”, declara Dondoni.
Regras do Albergue Municipal
Segundo Dondoni, algumas regras precisam ser respeitadas para o bom funcionamento da instituição. “Não permitimos, em primeiro lugar, a entrada de drogas e bebidas de álcool no albergue, tampouco de pessoas que estejam sob efeito dessas substâncias e que venham a causar transtorno no local”, frisa o diretor.
Em relação ao horário, para aqueles que já estão cadastrados, é imprescindível que cheguem até às 22 horas para que possam usufruir do espaço. Já para aqueles que vem pela primeira vez, a entrada acontece em qualquer horário, já que o funcionamento do local permanece por 24 horas.
“Mesmo que o horário máximo de entrada para os que já frequentam a instituição seja às 22 horas, a grande maioria chega a partir das 17 horas, já que é indispensável que todos realizem higienização antes do jantar que é servido às 19h30”, pontua Dondoni.
Em relação ao tempo de permanência, para aqueles que são de outro município, o albergue dispõe de instalações por três dias. Já para os residentes em Erechim, não existe um regramento determinando o prazo máximo de estadia no local porém, conforme explica o diretor da instituição, quando a pessoa consegue um emprego poderá ficar até o recebimento do primeiro salário, sendo encaminhada para uma pensão após esse período. “Vale ressaltar também que o prazo máximo de permanência de três dias é aplicado somente para as pessoas que estão de passagem pela cidade. Temos hoje na instituição duas mulheres de Dom Pedrito, que estão há duas semanas no albergue, pois o filho de uma delas está internado na UTI Neonatal da Fundação Hospitalar Santa Terezinha”, destaca.
“Atualmente, a maioria dos albergados são moradores de ruas com idade entre 20 e 30 anos. Alguns com problemas mentais, além de uma grande parcela composta de pessoas afastadas do lar por medida judicial e jovens com problemas relacionados ao uso de drogas e álcool. Nesses casos, os mesmos frequentam os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) durante o dia recebendo atendimento psicológico e à noite dormem no albergue”.
Espaço e segurança com videomonitoramento
Com a mudança da Central de Doações para a sede da Secretaria de Cidadania, o Albergue Municipal passou por reformas na infraestrutura para melhor abrigar os que procuram pelo local.
Segundo Dondoni, as instalações são capazes de atender satisfatoriamente, além de contar com o auxílio da Central de Doações da Secretaria de Cidadania com vestuário e roupas de cama. “Com infraestrutura adaptada, temos dois alojamentos separados para homens e mulheres. Além disso, quando a pessoa chega necessitando de roupas ou calçado, por estar molhado, ou até mesmo por não ser 'quente' o suficiente para esses dias com frio rigoroso, recorremos imediatamente para a Central de Doações para garantir que a pessoa fique abrigada com dignidade”.
Ainda, o espaço recebeu um sistema de videomonitoramento nas áreas externas e internas garantindo maior segurança para os que frequentam o espaço, bem como para os colaboradores que trabalham no local. O Albergue Municipal de Erechim está instalado na rua Tiradentes, 809. O telefone para contato é (54) 3321.4214.
Ronda Cidadã
Através do trabalho desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Cidadania, a Ronda Cidadã realizada com a ambulância da Secretaria de Saúde, percorre as ruas da cidade convidando as pessoas que não tem onde ficar, para que busquem o serviço do albergue. O trabalho é realizado desde 2009.
Central de Doações
A Secretaria de Cidadania recebe doações durante todo o ano e repassa às famílias e entidades que precisam, além de disponibilizar os itens para o Albergue Municipal. O atendimento para retirada de agasalhos pelos que necessitam acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras durante a manhã e tarde. Para as pessoas que puderem doar roupas, cobertores, calçados, entre outros itens, as doações devem ser entregues na Central que funciona na Secretaria de Cidadania, na rua Salgado Filho, 227, região central de Erechim. Ainda o telefone 3522.9240 está à disposição para as pessoas que tiverem doações e não podem trazê-las até a Central. É só entrar em contato, que uma equipe da Secretaria de Cidadania irá buscar as doações.