https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7162/fhst-recebe-novos-equipamentos-enquanto-obra-do-bloco-cirrgico-avana
26/07/2013
FHST recebe novos equipamentos enquanto obra do bloco cirúrgico avança
O prefeito Paulo Polis e a vice-prefeita Ana Oliveira estiveram na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim nesta quinta-feira (25) conferindo o andamento das obras de construção do novo Centro Cirúrgico do hospital, que deve estar concluído até o final de 2013. O prefeito e a vice também acompanharam a entrega de equipamentos médico-hospitalares destinados ao Centro Cirúrgico eo Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital, que recebeu dois aparelhos para reforçar o sistema de digitalização de imagens. O valor total dos investimentos com os equipamentos é de R$ 775.568,50.
Novo bloco duplicará capacidade de procedimentos cirúrgicos
Para o Centro Cirúrgico, foram recebidos 10 estativas (suporte hospitalar) e 10 focos cirúrgicos com tecnologia LED, que se somam às 10 mesas cirúrgicas e 21 camas de recuperação já adquiridas. Conforme o diretor do hospital, Rafael Ayub, os equipamentos recebidos esta semana proporcionarão maior agilidade e segurança aos procedimentos realizados no novo bloco, que duplicará a capacidade instalada de cirurgias do hospital. “Hoje contamos com cinco salas de cirurgia e realizamos, em média, 600 procedimentos por mês. Com a construção deste novo Centro Cirúrgico, passaremos a contar com 11 salas, o que duplicará nossa capacidade de procedimentos cirúrgicos, além da ampliação da Central de Materiais Esterilizados. Sem dúvida, as obras auxiliarão de forma importante na capacidade resolutiva do hospital”, destaca Ayub. O diretor lembra, também, que a construção das 10 novas salas cirúrgicas permitirá que no local das atuais salas seja ampliado o espaço para UTI´s e centro obstétrico.
Diagnóstico de imagem mais moderno
Também esta semana, o hospital adquiriu equipamentos de diagnóstico por imagens digitais para as seguintes modalidades: Raio-X, Tomografia e Mamografia. Os equipamentos, que já estarão em funcionamento no mês de agosto, permitirão que os médicos possam acompanhar os exames em tempo real e sem a impressão dos mesmos. O sistema, explica o diretor Rafael Ayub, proporciona mais agilidade na liberação do laudo, armazenamento das imagens em mídia, diminuição da perda de filmes e menos tempo de espera para o paciente.
Polis destaca avanços
Conforme o prefeito Paulo Polis, a aquisição constante de equipamentos para o hospital e a construção do novo bloco cirúrgico, que conta com recursos da Consulta Popular e do caixa da prefeitura, são ações fundamentais para garantir um tratamento adequado e com qualidade aos pacientes do Santa Terezinha e seus familiares. “Saúde é compromisso do nosso governo. Graças ao trabalho de muitos, nosso hospital é destaque no RS em termos de resolutividade. Agora, com estas obras e melhorias, somado a parceria que estamos firmando com o governo do Estado, penso que será possível avançarmos ainda mais, a partir de um Santa Terezinha 100% público”, reforça o prefeito.
Nos próximos dias, pontua a vice-prefeita Ana Oliveira, serão iniciadas, também, as obras de ampliação da unidade de tratamento ao câncer do hospital (UNACON). Depois de concluída, a UNACON irá aumentar em 100% a capacidade de atendimento da Radioterapia e em 50% o atendimento da Quimioterapia no hospital. A unidade também contemplará uma farmácia central de manipulação de radioterápicos.