Prefeitura Municipal de Erechim - Comude coordena apuração de votos presenciais da Consulta Popular

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7232/comude-coordena-apurao-de-votos-presenciais-da-consulta-popular

08/08/2013

Comude coordena apuração de votos presenciais da Consulta Popular

Comude coordena apuração de votos presenciais da Consulta Popular
Comude coordena apuração de votos presenciais da Consulta Popular

 

Mobilização das entidades garantiu aumento de cerca de 12% no número de votos nas urnas presenciais em relação ao ano anterior. Votação final será conhecida nesta sexta-feira

 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Erechim (Comude) realizou durante a quinta-feira (8) a apuração dos votos das urnas presenciais do município que integraram o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã.

Na terça e quarta-feira, 6 e 7 de agosto, os gaúchos decidiram onde R$ 165 milhões de investimentos em projetos regionais serão alocados pelo Governo do RS no próximo ano com a votação de prioridades da Consulta Popular. Para a região do Corede/Norte os investimentos somam R$ 4.556.000,00.

Realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, o processo de contagem dos votos foi encerrado por volta das 16h30 e contou com a participação do presidente e vice do Comude, Alam Comin e Jackson Arpini, além de representantes das entidades que tinham demandas elencadas nas cédulas de votação.

No total foram 4.261 votos presenciais, o que demonstrou um aumento de 12% no número de votos em relação ao ano anterior. Para o presidente do Comude, é imprescindível ressaltar que a participação das entidades na apuração dos votos das urnas visa, principalmente, dar ampla transparência ao escrutínio. “Ainda, é de suma importância agradecer a população que se envolve no processo. Isso se deve a criação da essência da participação popular na prerrogativa de que aquilo que a população decide, o governo executa. Vejo que as pessoas acreditam no sistema que, através do orçamento popular, incentiva a comunidade a participar”, declara Alan.

Segundo o vice-presidente do Comude, apesar do processo eleitoral ter sido realizado em dois dias, verificou-se grande mobilização das entidades que tinham demandas contempladas nas cédulas. “Isso se comprova com o aumento de aproximadamente 12% de votos presenciais se compararmos com o processo de 2013. Através das urnas presenciais, os envolvidos estiveram mobilizados e buscaram o apoio da população para garantir que a sua demanda fosse contemplada”, pontua Jackson.

 

O resultado da apuração dos votos, bem como todas as cédulas de votação, foram entregues ao Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte (Credenor) que, anunciou os resultados com as demandas contempladas para a Região Norte.

Segurança Pública e Defesa Civil (1º lugar)

Desenvolvimento Rural (2º lugar)

Saúde (3º lugar)

Educação Básica, Profissional e Técnica (4º lugar)

Na região participaram 26.877 eleitores. Votaram pela internet 7.407 eleitores e, outros 19.470 escolheram as demandas de forma presencial nas mais de 200 urnas disponibilizadas nos 32 municípios do Alto Uruguai.