https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7257/franciele-rohr--a-rainha-de-erechim
15/08/2013
Franciele Rohr é a Rainha de Erechim
Ela foi escolhida entre 23 concorrentes na noite desta quarta-feira (14), e representará o município em eventos oficiais, além de ser a candidata de Erechim na disputa pelo posto de Rainha da Frinape.
Após três dias de avaliações, Franciele Rohr foi eleita entre 23 concorrentes para ser a Rainha de Erechim. Bacharel em direito e modelo, a jovem representará Erechim no concurso que selecionará a nova Rainha da Frinape, feira que acontece de 9 a 17 de novembro e integra todos os municípios da região Alto Uruguai.
A escolha da Rainha de Erechim aconteceu na noite de quarta-feira (14), no Clube do Comércio, quando foi disputada a terceira etapa das avaliações: o desfile de passarela. Antes desta, outras duas provas foram realizadas: teste escrito, no qual as concorrentes escreveram uma redação, e teste oral, em que foram entrevistadas por um corpo de jurados especializado.
As provas tiveram pesos diferentes, que totalizaram 10 pontos na avaliação das candidatas. A redação e o teste oral tinham peso 3; a prova de passarela, peso 4. A somatória das três avaliações gerou a média final, que determinou a vencedora.
Durante a solenidade, o prefeito Paulo Polis destacou a importância de Erechim ter novamente uma representante da beleza, da inteligência e da alegria de seu povo. “Depois de muitos anos sem termos uma Rainha do Município, é com muita felicidade que nos reunimos nesta noite para escolhermos nossa representante. É importante destacar o esforço da comissão organizadora e parabenizar cada uma das candidatas. Além disso, o que vimos nesta noite, aqui no Clube do Comércio, foi uma festa das famílias. Estão todos de parabéns. Agora, vamos disputar com a mesmo empenho para que nossa representante seja também a Rainha da Frinape”, ressaltou o prefeito.
Comissão julgadora
Três equipes de jurados foram formadas para a avaliação de cada uma das provas. Na prova escrita, os jurados foram Neivo Zago, Mestre em linguística; Maria Paula Seibel Brock, Mestre e Doutoranda em Linguística Aplicada; Helena Confortin, Doutora em Linguística; Aida Fabro Mendes, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura; Isabel Cristina Wiest, Mestre em Linguística.
Na prova oral, as candidatas foram avaliadas por Eliana Picolli Zordan, Doutora em Psicologia; Giana Liza Zanardo Sartori, Doutora em Ciências Jurídidas e Sociais e coordenadora dessa área de conhecimento da URI – Campus Erechim; Jaqueline Bianchi Enricone, Mestre em Psicologia e coordenadora desse curso em Erechim; Paulo Goelzer, advogado; e Ademar Costa, jornalista e Assessor de Imprensa da URI – Campus de Erechim.
A comissão julgadora da terceira prova, o desfile de passarela, foi presidida pelo Juiz Federal Luiz Carlos Cervi, que declarou o nome da vencedora, e teve como integrantes os empresários Ricardo Meneguzzo, Vera Soccol e André Marcolin, além da Rainha da Frinape 2010, Lívia Kaghofer.
Quebrando Paradigmas
O concurso de Rainha do Município, promovido pela Prefeitura de Erechim, reuniu entre as concorrentes uma singularidade de perfis, padrões e belezas. Isto tudo possibilitado pela forma democrática e plural de acesso ao concurso, que quebrou paradigmas ao possibilitar que as candidatas se inscrevessem de forma gratuita sem que necessitassem estar amparadas por entidades ou empresas.
Candidatas
Concorreram ao título de Rainha de Erechim 23 candidatas: Ana Paula Mendes dos Santos, Anriete Neide Petkovicz, Amanda Stephani Zanatta Barosso, Bruna Carla Tesari, Bruna Caroline de Souza, Bruna Paliga, Carine Fátima Veloso, Catiana Mara Andreolla, Daiani Carla Otalakowski, Daniele Skowronski, Franciele Roberta Rohr, Janaína Zucchi, Jessica Seghetto, Kelly Patricia Slaviero, Laura Caldart, Laura de Camargo Dornelles, Lunie Fernades, Mariele Dacampo, Monique Josiane Casal, Pamela Oleviecki, Raquel Santana Strelin, Stefani Novakoski, Tchéssica Fabiola Dalla Costa Almeida.
Comissão Organizadora e parceiros
A Comissão Organizadora foi composta pelos seguintes membros, definidos a partir de decreto do prefeito Polis: vice-prefeita Ana Oliveira; Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa; Lia Marci Condah Kaghofer; Sandra Teresinha Munero; Márcia Cristina Marchesan Condah; Katiamara Badalotti; Glaucia Dallacosta Deboni; Tatiana Andréia Santin; Marta Piazza de Freitas; Marli Fátima Iurkiewiecz; e Sidette Luiza Caron Guerra.
O concurso contou, ainda, com o apoio da Index Jeans, Marcolin, Top Formaturas, Clube do Comércio, URI Erechim e Provin Joias.