https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7260/governo-e-fhste-firmam-convnio-para-250-exames-e-consultas-cardiolgicas-por-ms
15/08/2013
Governo e FHSTE firmam convênio para 250 exames e consultas cardiológicas por mês
No espaço de um ano, cerca de 3.000 atendimentos deverão ser realizados
Uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) vem ampliando a realização de exames e consultas cardiológicas em Erechim. Através de projeto de lei aprovado no Legislativo municipal no mês de julho, o convênio firmado garante mais de 250 atendimentos mensais em diversas especialidades vinculadas à área da cardiologia.
Para subsidiar estes atendimentos, o Governo Municipal confirmou, em um período de 12 meses, o repasse de R$ 16 mil mensais, além da cedência de um aparelho de eletrocardiograma, que já está sendo utilizado pelo hospital. As consultas tiveram início em 15 de julho e devem prosseguir até julho de 2014, com possibilidade de prorrogação.
Segundo o diretor-executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Rafael Ayub, cerca de 500 pessoas já estão na lista de espera para agendamento destes atendimentos, que incluem exames cardiológicos, holter, testes ergométricos e ecocardiograma. O agendamento é realizado semanalmente. Para atender a demanda, o convênio disponibiliza cinco doutores e um pediatra, que deve se integrar à equipe a partir da próxima semana.
O secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr., estima que a parceria possibilitará que a demanda reprimida do município na área cardiológica seja suprida. “Com a dificuldade que encontramos para contratação de profissionais médicos em cardiologia, encontramos neste convênio uma solução para oferecer este serviço à população. O convênio também possibilita que o município ofereça este serviço em quantidades maiores que podemos oferecer hoje”, afirma o secretário.