https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7292/lideranas-comunitrias-conhecem-projeto-da-escola-de-educao-infantil-do-maria-clara
21/08/2013
Lideranças comunitárias conhecem projeto da escola de educação infantil do Maria Clara
Prefeito Polis, vice-prefeita Ana, secretários e vereadores se reuniram com moradores do grande bairro Atlântico para confirmar construção da escola
No início de agosto, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, garantiu em audiência junto ao ministério da Educação a construção de duas novas escolas de educação infantil para o município. Uma delas será erguida no bairro Copas Verdes; a outra, na região do Grande Atlântico, mais precisamente, no bairro Maria Clara. E foi na sede da associação do Maria Clara que o prefeito Polis, vice-prefeita Ana Oliveira, presidente do Legislativo Zé da Cruz, secretários municipais e vereadores se reuniram na noite desta terça-feira (20) com lideranças comunitárias para confirmar a execução da obra, e explicar detalhes do projeto.
O anúncio da construção da escola, que terá área de 1.300 m², foi saudado pelos moradores. As lideranças agradeceram a iniciativa da prefeitura e destacaram a importância da parceria da gestão Polis e Ana com a comunidade e, também, com o executivo federal, uma vez que os recursos para a construção de ambas as escolas são do Programa Proinfância, do governo Dilma. O investimento, considerando apenas a construção das duas obras físicas no Maria Clara e Copas Verdes, será de R$ 3 milhões, além de contrapartida do município, que realizará a doação dos terrenos para receber as duas novas escolas.
Segundo Polis, a educação infantil é uma das prioridades da administração municipal, sendo que apenas na primeira gestão foram criadas 1,2 mil novas vagas. “Nosso desafio é repetirmos este desempenho no atual governo. Para tanto, precisamos de investimentos como estes confirmados pelo governo federal. Gradualmente e com consistência, vamos avançando na oferta de vagas e oportunidades e, de igual modo, na qualidade do ensino da creche à Universidade”, destacou Polis. Erechim registra atualmente os melhores indicadores de Educação do Rio Grande do Sul entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, segundo levantamento divulgado na semana passada pelo PNUD/ONU.
Estiveram presentes na reunião, convidados numa ação em conjunto com o vereador José da Cruz, líderes e presidentes de Associações dos Bairros Redenção, Maria Clara, Atlântico, Rio Poço, São Luiz, moradores de loteamentos vizinhos e demais membros da comunidade.
Ações continuadas
A construção das escolas do Atlântico e do Copas Verdes atende à demanda existente naquelas regiões da cidade e já havia sido apontada nas assembleias do Orçamento Participativo como prioridade. Até o final de 2013, o governo municipal inaugura mais uma escola de educação infantil, desta vez, no bairro Paiol Grande. Recentemente, duas escolas de educação infantil já foram entregues à comunidade, uma no bairro Linho (Lucas Vezzaro) e outra na região Central (Ruther Alberto Von Mühlen).