https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7303/apada-realiza-curso-de-comunicao-em-libras-para-servidores-municipais
23/08/2013
Apada realiza curso de Comunicação em Libras para Servidores Municipais
Servidores da Prefeitura de Erechim iniciaram segunda turma de curso realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos. Convênio possibilita mais uma opção de inclusão
Servidores Municipais de diferentes setores da Prefeitura iniciaram na última quinta-feira (22) mais uma turma, com 25 pessoas, para realizar nova etapa do curso de “Comunicação em Libras” ministrado pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), na sede da associação.
O Governo Municipal através da secretaria de Educação realiza uma parceria com a Apada no sentido de auxiliar através de um repasse mensal a entidade. Em contrapartida ao recurso recebido pela Prefeitura, a associação oferece o Curso de Formação de 40 horas para até 50 Servidores Públicos Municipais no ano.
A intenção do Governo Municipal é de que além de auxiliar a entidade que realiza trabalhos fundamentais para os deficientes auditivos em Erechim, possa incentivar ainda mais a inclusão e o diálogo nas dependências escolares e também em todos os setores administrativos de Governo.
Na aula inaugural do curso o presidente da Apada Nadir Pereira da Silva destacou o empenho e o trabalho realizado pela associação em parceria com a Prefeitura. “Ações como essa de incentivo, auxílio e confiança desenvolvidas entre a Prefeitura e a Apada salientam o quão é importante termos um espírito de unidade em torno de um projeto desenvolvido com seriedade, e que beneficie diretamente a comunidade, seja na forma pontual, seja na inclusão necessária”, destacou.
Já a Secretária Municipal adjunta de Educação Juliane Bonez destacou o trabalho da Apada, “todo tipo de aprendizado é muito importante no sentido de compartilhamento de experiências, e consequentemente na inclusão de todas as formas de comunicação e acolhida às diferenças. Em nome do Secretário Alderi Oldra e do prefeito Paulo Polis, quero agradecer o entendimento de vocês em assegurar a oportunidade de acessos diretos à inclusão dos surdos em nosso ambiente de trabalho”, concluiu.
Essa é a segunda turma que realiza o curso oferecido pela Apada. No primeiro semestre houve a inscrição da primeira turma com 25 participantes. Após as falas oficiais de início de curso, a professora Carmem Elisabete de Oliveira realizou sua apresentação pessoal e profissional, e deu início ao curso de “Comunicação em Libras”.