https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7316/oramento-participativo-como-ferramenta-de-gesto
27/08/2013
Orçamento Participativo como ferramenta de gestão
“Aprimorar o OP para avançar no atendimento às demandas da comunidade é o objetivo deste governo, que tem na participação popular a maior obra da administração municipal”, afirma Anacleto Zanella
Com essa declaração, o secretário de Coordenação e Planejamento do Governo de Erechim, Anacleto Zanella, ressalta a necessidade do constante aprimoramento na gestão pública, para executar e planejar as ações de forma a atender, de maneira cada vez mais eficaz, às demandas da comunidade.
Na última semana, nos dias 20 e 21 de agosto, o secretário Anacleto, a coordenadora do Orçamento Participativo (OP) de Erechim, Terezinha H. R. Magaieski e a diretora de Planejamento Urbano, Ambiental e Orçamentário, Caren Matté, estiveram realizando viagem de estudo ao município de Canoas para conhecer o sistema de participação popular da cidade.
“Um dos nossos principais objetivos é, através da troca de experiências e do conhecimento da aplicação da ferramenta de participação popular em outras cidades, avançar no processo desenvolvido em Erechim para melhorar o que já é aplicado na nossa cidade”, declara Anacleto.
Ainda, as metas do Planejamento Plurianual (PPA) pautaram o encontro com gestores do Executivo de Canoas. “Com o monitoramento das metas do PPA, pretende-se avançar no processo de acompanhamento das ações propostas à comunidade”, pontua o secretário de Coordenação e Planejamento.
Ferramenta de participação popular
Para Anacleto, o OP é uma ferramenta fundamental de participação cidadã. “Estamos trabalhando cada vez mais para que esse governo, marcado pela democracia, se consolide como aquele que oferece serviços públicos de qualidade, com transparência e com a participação das pessoas”, frisa o secretário.