Prefeitura Municipal de Erechim - Obras do trevo de acesso da UFFS iniciam na próxima semana

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7365/obras-do-trevo-de-acesso-da-uffs-iniciam-na-prxima-semana

05/09/2013

Obras do trevo de acesso da UFFS iniciam na próxima semana

Obras do trevo de acesso da UFFS iniciam na próxima semana

 

Vice-prefeita de Erechim Ana Oliveira, secretários e vereadores acompanharam a entrega, por parte da EGR, da ordem de início da obra à empresa vencedora da licitação

 

 

 

O diretor técnico da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Rubens Lahude, na presença da vice-prefeita Ana Oliveira, do diretor do campus Erechim da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) Ilton Benoni, além de vereadores, secretários municipais, servidores da Universidade e representantes de deputados da região, realizou na manhã desta quinta-feira (9) a entrega da ordem de serviço à empresa Construtora Rimarco Ltda. que será a responsável pela construção do trevo de acesso à UFFS, na ERS-135.

 

A obra, que será a primeira da EGR em todo o Estado desde a criação da Empresa pelo governo Tarso Genro, deverá ter início na próxima semana, com os trabalhos topográficos. Pelo contrato, a Rimarco tem 180 dias para a entrega do trevo. No entanto, a meta da própria empresa é de entregá-la o quanto antes - atendendo a um pedido da direção da UFFS, que até o final do ano já pensa em deslocar seus alunos para o novo campus, que se ergue imponente às margens da ERS-135.

 

Na avaliação da vice-prefeita Ana Oliveira, a comunidade de Erechim e região está de parabéns. “A UFFS é uma conquista coletiva. Agora, vamos acompanhar o andamento dos trabalhos, na expectativa de que no menor tempo possível os estudantes da Universidade e seus servidores possam se deslocar ao novo campus com segurança e conforto. Contem conosco”, frisou a vice-prefeita.

 

Conforme o diretor da UFFS, Ilton Benoni, a transferência das atividades da Universidade, que hoje são realizadas no Seminário Nossa Senhora de Fátima, na Escola Estadual Érico Veríssimo e na Escola Estadual José Bonifácio, devem ocorrer logo que as obras do acesso estejam concluídas. Isso porque boa parte da estrutura interna do Campus - levando em consideração a primeira fase de implantação - já está concluída, como por exemplo os 31 laboratórios didáticos e o Bloco A, onde ficarão, nesse primeiro momento, salas de aula, setores acadêmicos e administrativos.

 

Durante o ato de entrega da ordem de serviço à Rimarco, Benoni lembrou, ainda, que o trevo é uma solução provisória para o acesso. “Projetamos neste mesmo local a construção de viaduto para o futuro breve, bem como a duplicação do trecho da ERS-135 que liga o município de Erechim ao campus”, frisou. A obra está orçada em R$ 962.597,20.

 

Também estiveram presentes à solenidade, os secretários de Planejamento da prefeitura de Erechim, Anacleto Zanella, de Comunicação, Salus Loch, o chefe de gabinete do prefeito Polis, Alam Comin, os vereadores Jorge Psidonik, Lucas Farina, Serginho Alves Bento, Fernando Barp, Clarice Moraes, o coordenador regional da Consulta Popular do governo do Estado, Dino Giaretta e o assessor do deputado Altemir Tortelli, Alcemir Bagnara. O secretário Anacleto Zanella lembra que o governo Polis tem sido parceiro de primeira hora da UFFS tendo doado, ainda no primeiro mandato, a área hoje utilizada para a construção do novo campus da instituição.

 



 

A UFFS

 

A Universidade Federal da Fronteira Sul é uma instituição de ensino superior pública e popular. Criada pela lei no 12.029, de 15 de setembro de 2009, a UFFS abrange os 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul - Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.

 

Desde sua criação, a UFFS conta com cinco Campi: Chapecó, em Santa Catarina, sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná, e Cerro Largo e Erechim, no Rio Grande do Sul. Com 33 cursos em 42 turmas ingressantes anualmente, a Universidade prevê ter 10 mil alunos nos primeiros cinco anos de atividade.

 

As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional, visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva - e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).