Prefeitura Municipal de Erechim - Com civismo e democracia, Desfile de Sete de Setembro é realizado em Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7376/com-civismo-e-democracia-desfile-de-sete-de-setembro--realizado-em-erechim

09/09/2013

Com civismo e democracia, Desfile de Sete de Setembro é realizado em Erechim

Entidades levaram para a avenida os temas ‘Plácido de Castro’, ‘100 Anos do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul’ e ‘Voluntariado a serviço da Pátria: 60 anos de Escotismo em Erechim’

O tradicional Desfile Cívico Militar de Sete de Setembro comemorativo à Independência do Brasil teve início, em Erechim, às 9 horas de sábado (7), na Praça da Bandeira sob a coordenação da Liga de Defesa Nacional, Brigada Militar, Prefeitura de Erechim e Câmara de Vereadores.

Ao todo 49 entidades levaram para a avenida os temas ‘Plácido de Castro’ (nacional), ‘100 Anos do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul’ (estadual) e ‘Voluntariado a serviço da Pátria: 60 anos de Escotismo em Erechim’ (municipal).

Estiveram presentes, entre outras autoridades, o prefeito e a vice de Erechim, Paulo Polis e Ana Oliveira; o presidente do Legislativo, José da Cruz; o subcomandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Pedro Wilson Pacheco; o homenageado da Semana da Pátria 2013, Tibiríades Antônio Soares e o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, capitão Maurício Paraboni Detoni.

Tema Semana da Pátria 2013 de Erechim

“Voluntariado a serviço da Pátria: 60 anos de Escotismo em Erechim”

O Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. Fazer com que o jovem assuma o seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Escotismo nasce em Erechim com o surgimento do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás no dia 03 de outubro de 1952. Em 12 de outubro de 1981 foi fundado o Grupo Escoteiro Acauã, com meninos do patronato e do bairro Três Vendas. No ano de 1994 sentiu-se a necessidade de incorporar a figura feminina, começando aí a entrada de meninas nos ramos lobinho e escoteiro.

Hoje, somando-se aos Tupinambás e Acauã, nasceu em Erechim o terceiro grupo de escoteiros, o Grupo de Escoteiros Erexim que em menos de três meses de atividade já conta com mais de 60 membros em sua relação nos mais diferentes ramos.

O tempo despendido pelos chefes e voluntários não foi em vão, pois o Escotismo é uma grande fraternidade, um plano que na prática derruba diferença de classes, credos, raças e regionalismos. Visando sempre a auto-disciplina, capacidade de trabalho, habilidade, cavalheirismo e a lealdade.

Patrono da Semana da Pátria

Tibiríades Antônio Soares, dedica-se há mais de 40 anos ao Movimento Escoteiro e ao ensinamento de crianças e adolescentes preparando-os para enfrentarem a vida com ética, moral e conduta social.

Tibi, como é conhecido, nasceu em Erechim no dia 29 de outubro de 1941. Filho de Osmar Soares e Petromilia, iniciou seus estudos no Seminário Nossa Senhora da Salete. No ano de 1960 ingressou no Exército Brasileiro, na cidade de Santa Maria, no Sétimo Regimento Gomes Carneiro. Casou-se no ano de 1963 e, desta união, nascem os filhos Marlon, Marisa e Rogério.

No ano de 1971 ingressou, juntamente com seus dois filhos, no Movimento Escoteiro do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, no qual participava ativamente no Conselho de Pais. Assim, em 1978, a convite da Chefia local, Tibi passou a ser mais um membro da chefia do grupo, lugar este que ocupa há 33 anos sem interrupção ou desânimo. Sempre segurando a bandeira do Escotismo junto ao peito a amando como ao seu País.

Nesta longa trajetória Tibi já participou de vários eventos nacionais e internacionais, como também colaborou para a criação de novos grupos da região da AMAU. Com um currículo invejável dentro do Movimento, no ano de 2002 ganhou a Medalha de Ouro pelos bons serviços para com a União de Escoteiros do Brasil, em nível nacional.

Atualmente está no grupo como “Hatti” na Alcatéia dos Lobinhos, que são crianças entre seis e 10 anos. Respeitado e amado por todos, Tibi leva sempre consigo a imagem do escoteiro por onde quer que vá.

Entidades participantes

Banda de Música de Erechim, Associação Nacional dos Reservistas, 13º BPM, Polícia Rodoviária Estadual, Pelotão Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Diretoria de Trânsito, G.E. Acauã, G.E. Erexim, G.E. Tupinambás, Grupos de Idosos, Escola Branca de Neve, ADAU, SENAI, EMEI Lucas Vezzaro, EMEI São Cristovão, EMEI Bôrtolo Balvedi, EMEI Irmã Consolata, EMEI D.João A.Hoffamann, EMEI Ruther A. Von Mühlen, EMEI Estevão Carraro, EMEF Paiol Grande, EMEF D. Pedro II, EMEF Cristo Rei, CEJA – Erechim, EMEF Jaguaretê, EMEF Luiz Badalotti, EM Belas Artes, EMEF Caras Pintadas, EMEF Othelo Rosa, E.E.N. José Bonifácio, EEEF S.J.B. De La Salle, CE Professor Mantovani, Associação Proteção, Mania Cães, SOS Animais, PRO-CÃO, Bicho Vadio, MTG, ACCIE, Exército, Grupos Motorizados, Grupo 360º, JEEP Club, Veteran Car, EAEC- Erechim Auto Esporte Clube, Cavalarianos.