Prefeitura Municipal de Erechim - Ouvidoria já realizou mais de 20 mil ligações para avaliar serviços do município em 2013

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10/09/2013

Ouvidoria já realizou mais de 20 mil ligações para avaliar serviços do município em 2013

Ouvidoria já realizou mais de 20 mil ligações para avaliar serviços do município em 2013

 

Total de cidadãos satisfeitos com os diversos serviços prestados pelo poder público chega próximo dos 95%, como no Hospital Santa Terezinha

 

A Secretaria de Comunicação Social, por meio da Ouvidoria Geral do município, realizou até o final de agosto de 2013 um total de 20.372 ligações, buscando saber o que o cidadão pensa a respeito da qualidade dos serviços prestados pelo poder executivo erechinense. Além disso, no mesmo período, 1.346 demandas foram recebidas pelo setorsendo que todas as sugestões, elogios ou reclamações receberam retorno imediato, sempre que possível. Em boa parte das ocasiões, além do retorno, a Ouvidoria encaminhou junto às secretarias responsáveis a solução para as diferentes demandas e solicitações da população.

Conforme a ouvidora Michele Onhatte, o serviço de pós-atendimento para avaliação dos serviços da prefeitura
(Ouvidoria Ativa) é acompanhado sistematicamente, por meio de relatórios entregues ao prefeito Paulo Polis e ao secretário de Comunicação, Salus Loch. “A Ouvidoria não é apenas um canal de comunicação, mas de participação social. Com base em nossas ligações, consultas e entrevistas, conseguimos ter um diagnóstico apropriado dos serviços prestados pela administração, avaliando aquilo que está bom e aquilo que pode e deve ser melhorado”, explica Michele.

A ouvidora, porém, destaca que os índices mostram-se animadores. “Temos uma satisfação geral de 93,7% da população em relação aos serviços avaliados. Nesta lista, estão áreas importantes como saúde (incluindo o Hospital Santa Terezinha), educação, meio
ambiente e obras”, reforça ela, que participou na última semana, em Porto Alegre, da Caravana das Ouvidorias da Região Sul, organizado pela Ouvidoria-Geral da União e Secretaria-Geral da Presidência da República, com o apoio do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), em parceria com as Ouvidorias-Gerais dos Estados.

Este foi o segundo dos cinco encontros regionais que fazem parte do projeto “Caravanas das Ouvidorias: Rumo ao sistema participativo”. O evento teve por objetivo explicar a importância das ouvidorias públicas como porta de entrada das demandas dos cidadãos e debater como transformar as informações que as ouvidorias recebem em instrumentos de aprimoramento da gestão pública. Michele pode trocar experiências com o Ouvidor-Geral da União, Dr. José Eduardo Romão,
onde afirma que "não há gestão eficiente sem a participação da população. A Ouvidoria é importante e valiosa, aponta os indicadores fundamentais de como o cidadão enxerga o governo".

De acordo com Romão, o objetivo da ouvidoria é fazer a mediação entre a sociedade e a administração da cidade, colhendo reclamações, críticas e elogios da população para direcionar melhor as políticas públicas. “É uma instância que vai descrever os problemas adequadamente, com uma compreensão mais precisa das demandas populares. Ao mesmo tempo, deve ter o domínio da linguagem da gestão pública, assim como estimular ações resolutivas por parte da prefeitura”.

Para o secretário Salus Loch, é fundamental que o setor público esteja aberto para ouvir e atender à comunidade, estabelecendo um processo de diálogo constante e transparente buscando a eficiência na prestação dos serviços e na solução das demandas sociais. “A Ouvidoria de Erechim desenvolve um trabalho fundamental, servindo de modelo para outros municípios, o que comprova o acerto no trabalho da equipe. Mais do que isso, contudo, o setor tem executado um trabalho de extrema relevância para o governo, resolvendo ou encaminhando a resolução dos mais variados tipos de problemas e situações que acometem o serviço público”, opina Loch.

 

 

Índice geral de ligações realizadas pela Ouvidoria (por temas):

 

Secretaria de Meio Ambiente: 592 ligações
Fundação Hospitalar Santa Terezinha: 7.845
Secretaria de Saúde: 2.982
Unidades Básicas de Saúde: 2.431
Albergue Municipal, em POA: 570
Abertura do trânsito na Praça da Bandeira: 300
SAMU: 180
Procon: 1.652
Ambulância Cidadã: 241
CEREST: 172
Educação: 2.755
CRAS I, II e III: 27
Terminal: 25
Coleta de Lixo: 600

 

 

Índice de satisfação de alguns serviços prestados pelo poder público:

Índice geral de satisfação (em relação ao total pesquisado): 93,7%
Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim: 94,74%
Secretaria de Saúde: 92,66%
Secretaria de Meio Ambiente: 91,89%
Educação: 92,27%
Fonte: Ouvidoria Municipal

 

 

O que é: A Ouvidoria é uma ferramenta de gestão democrática cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias e reclamações da população visando à melhoria no serviço público.

Qual o objetivo:
O objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação do cidadão, é melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura Municipal de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas.

Meios de entrada:
Funciona como um canal mais humano de interlocução com a população. A Ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar todas as manifestações da população aos setores competentes, recomendando possíveis medidas para a solução ou prevenção das mesmas. Em seguida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante. As manifestações podem ser feitas, preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail (ouvidoria@erechim.rs.gov.br), telefone (0800-6487050, 3321 0730 ou 3519 0524) ou, ainda, pessoalmente na Rua Rui Barbosa, 114 (Edifício Paladium, sala 4), no centro da cidade.