Prefeitura Municipal de Erechim - XVI Feira do Livro de Erechim já tem sua patrona

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7388/xvi-feira-do-livro-de-erechim-j-tem-sua-patrona

10/09/2013

XVI Feira do Livro de Erechim já tem sua patrona

 

Anúncio do nome de Maria Vanda Krepinski Groch aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura. Evento será realizado durante a Frinape, de 9 a 17 de novembro

 

 

A Prefeitura de Erechim e a Comissão de Honra da XVI Feira do Livro, que coordenam as atividades da feira, anunciaram nesta terça-feira (10) o nome da patrona desta edição. Será Maria Vanda Krepinski Groch. Cônsul Honorária polonesa da região Alto Uruguai, Vanda Groch atua diretamente na área da cultura e do turismo em Erechim. Além da homenagem que recebe, ela integrará a comissão para organização da feira, que decidirá a escolha do tema e a programação oficial do evento.

 

 

A notícia foi repassada à patrona em encontro realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim. Na oportunidade, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Rodrigo Alves Pereira, ressaltou que a figura do patrono é uma simbologia muito importante da Feira, pois é através desta indicação que se homenageia nomes que possuem expressiva contribuição para o fomento da cultura local.

 

 

Ao receber a notícia de sua indicação, bastante emocionada, Maria Vanda Krepinski Groch ressaltou que sente-se extremamente honrada pela homenagem, e destaca que eventos como a Feira do Livro constroem os pilares da sociedade erechinense. “A valorização da cultura traz grande contribuição para a vida da nossa cidade. É por acreditar nisso que todos nós seguimos trabalhando com tanto empenho e amor”, ressalta ela.

Feira do Livro acontece durante a Frinape 2013

 

 

A XVI Feira do Livro de Erechim será uma das grandes atrações da Frinape 2013. O evento, tradicionalmente realizado no Centro da cidade, será transferido para o Parque da ACCIE e ocorrerá durante os nove dias da grande feira regional, que acontece de 9 a 17 de novembro. Os estandes serão instalados dentro da Cidade da Cultura, local que será construído no Pólo de Cultura e seu entorno e reunirá uma extensa programação cultural coordenada pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

 

 

Formação de leitores será o foco desta edição

 

O foco da XVI Feira do Livro, revela o secretário Rodrigo Alves Pereira, será a formação de leitores, prevendo trabalhar não apenas o comércio de livros, mas também a realização de atividades que despertem no público visitante o gosto pela leitura. Rodrigo afirma que, para esta proposta, o Governo Municipal deve trabalhar em sintonia com todas as universidades do município, e também com escolas, propondo atividades para crianças, jovens e adultos.

 

Nestes eventos, que serão realizados no auditório instalado dentro das dependências da Cidade da Cultura, atividades como palestras, seminários e debates irão propor uma reflexão sobre a importância e os benefícios da leitura. Oficinas também devem integrar a programação. “Um evento da proporção da Feira do Livro não se resume ao comércio e a divulgação dos livros. A proposta é estimular na população um interesse maior pela leitura, o que deve fortalecer cada vez mais o evento e a comunidade cultural da cidade”, ressalta Rodrigo.

 

Programação cultural intensa

 

O Governo Municipal também manterá a proposta de construir durante a Feira do Livro uma verdadeira vitrine da cultura local, como se viu nas últimas edições, realizadas na Praça da Bandeira e na Praça Jayme Lago. Para tanto, uma programação intensa de apresentações com artistas e grupos da cidade deve ser organizada durante todos os dias do evento.

 

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo é a responsável por este trabalho, atuando juntamente com a Comissão de Honra da Feira do Livro e entidades que colaboram para a organização do evento. As definições pontuais começam a ser discutidas entre eles na próxima semana.

 

 

 

 

Biografia - Maria Vanda Krepinski Groch

Maria Vanda Krepinski Groch (Getúlio Vargas, 8 de outubro de 1945) é Cônsul Honorária da República da Polônia para o Alto Uruguai e Missões no Brasil, baseada em Erechim.

 

Maria Vanda é filha única dos imigrantes poloneses Wladislaw Krepinski e Joana Szlachta, nascida na comunidade de Lajeado Pavão, no município gaúcho de Getúlio Vargas. Ela possui uma história marcada pela propagação e divulgação da cultura polonesa no Brasil. Seu trabalho é reconhecido na comunidade polonesa brasileira e internacional.

 

Desde 1988, dedica-se principalmente ao Grupo Folclórico Polonês de Erechim - JUPEM - a partir de 1996, também ao Consulado Honorário. Neste grupo JUPEM, do qual foi presidente por várias gestões, trabalha com uma equipe que compartilha o gosto pela propagação e divulgação da cultura polonesa.