https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7405/ager-prope-investimentos-de-recursos-do-fgmc-para-projetos-ambientais
13/09/2013
AGER propõe investimentos de recursos do FGMC para Projetos Ambientais
Proposta visa recuperar, inicialmente, 50 hectares de área, além de oferecer capacitação a agricultores familiares, contenção de áreas degradadas e plantio de cerca de 8.000 mudas de árvores espécies nativas
A diretoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER Erechim) reuniu-se na última quarta-feira (11) com o secretário do Meio Ambiente, Mário Rossi, o secretário da Agricultura, Luis Carlos Parise, e o gerente da Corsan, Rodimar Passaglia. Em pauta, durante a reunião conduzida pelos diretores da AGER, Joarez Sandri e Edgar Radeski, a implantação de um Projeto Ambiental que busque a melhoria da bacia que envolve os rios Campo, Leãozinho e Ligeirinho. A execução desse projeto sensibilizaria a comunidade para a proteção e recuperação da vegetação ciliar no entorno desses rios, considerando os aspectos naturais, sociais e culturais.
O projeto deve recuperar, inicialmente, em torno de 50 hectares, capacitação dos agricultores familiares, contenção de áreas degradadas e plantio de cerca de 8000 mudas de árvores de espécies nativas. Participarão da ação a Prefeitura de Erechim, através das Secretarias de Agricultura e Meio ambiente do Município, bem como instituições que queiram se integrar à ação.
Segundo a AGER, os investimentos iniciais seriam de aproximadamente R$ 300 mil, originados dos depósitos mensais aportados pela Corsan no Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC), de acordo com o contrato de programa firmado entre o Município e a Corsan.
Neste contrato, está previsto um depósito mensal de 5% sobre o valor arrecadado pelos serviços de abastecimento de água – sendo que, desse total, 30% ficam em conta do Município, fiscalizados e acompanhados pela AGER e pelo conselho do fundo, podendo ser investidos em fiscalização e ações ambientais, como recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e ações de saneamento básico.
Após a reunião, as secretarias envolvidas se responsabilizaram de apresentar à AGER um projeto, juntamente com os parceiros, para ser levado ao conselho do FMGC. A AGER pretende que os recursos aportados no Fundo comecem a ser utilizados com o objetivo de atuar com foco central nos Rios Ligeirinho, Leãozinho e Campo.