Prefeitura Municipal de Erechim - AGER propõe investimentos de recursos do FGMC para Projetos Ambientais

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/7405/ager-prope-investimentos-de-recursos-do-fgmc-para-projetos-ambientais

13/09/2013

AGER propõe investimentos de recursos do FGMC para Projetos Ambientais

AGER propõe investimentos de recursos do FGMC para Projetos Ambientais

 

Proposta visa recuperar, inicialmente, 50 hectares de área, além de oferecer capacitação a agricultores familiares, contenção de áreas degradadas e plantio de cerca de 8.000 mudas de árvores espécies nativas

 

 

A diretoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER Erechim) reuniu-se na última quarta-feira (11) com o secretário do Meio Ambiente, Mário Rossi, o secretário da Agricultura, Luis Carlos Parise, e o gerente da Corsan, Rodimar Passaglia. Em pauta, durante a reunião conduzida pelos diretores da AGER, Joarez Sandri e Edgar Radeski, a implantação de um Projeto Ambiental que busque a melhoria da bacia que envolve os rios Campo, Leãozinho e Ligeirinho. A execução desse projeto sensibilizaria a comunidade para a proteção e recuperação da vegetação ciliar no entorno desses rios, considerando os aspectos naturais, sociais e culturais.

O projeto deve recuperar, inicialmente, em torno de 50 hectares, capacitação dos agricultores familiares, contenção de áreas degradadas e plantio de cerca de 8000 mudas de árvores de espécies nativas. Participarão da ação a Prefeitura de Erechim, através das Secretarias de Agricultura e Meio ambiente do Município, bem como instituições que queiram se integrar à ação.

 

 

Segundo a AGER, os investimentos iniciais seriam de aproximadamente R$ 300 mil, originados dos depósitos mensais aportados pela Corsan no Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC), de acordo com o contrato de programa firmado entre o Município e a Corsan.

 

 

Neste contrato, está previsto um depósito mensal de 5% sobre o valor arrecadado pelos serviços de abastecimento de água – sendo que, desse total, 30% ficam em conta do Município, fiscalizados e acompanhados pela AGER e pelo conselho do fundo, podendo ser investidos em fiscalização e ações ambientais, como recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e ações de saneamento básico.

Após a reunião, as secretarias envolvidas se responsabilizaram de apresentar à AGER um projeto, juntamente com os parceiros, para ser levado ao conselho do FMGC. A AGER pretende que os recursos aportados no Fundo comecem a ser utilizados com o objetivo de atuar com foco central nos Rios Ligeirinho, Leãozinho e Campo.