https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7422/prefeitura-realiza-parceria-na-alfabetizao-de-estudantes-africanos
17/09/2013
Prefeitura realiza parceria na alfabetização de estudantes africanos
Secretaria de Educação e Faculdade Anglicana de Erechim disponibilizam estrutura a estudantes vindos do Senegal para trabalhar no município. Troca de experiências culturais faz parte das aulas do Ceja destinadas aos senegaleses
O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, realiza uma parceria histórica com a Faculdade Anglicana de Erechim (FAE)/Instituto Barão do Rio Branco. A proposta de trabalho educativo visa a inserção sociocultural dos africanos (senegaleses), que por motivos laborais ou outras razões encontram-se em Erechim e região.
Na noite de segunda-feira (16), nas dependências da FAE, o Secretário de Educação Alderi Oldra juntamente com integrantes da equipe da Smed e do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – Ceja -, realizaram a aula inaugural com a participação do Coordenador de Pesquisa e Extensão da FAE Professor Dr. Pedro Acosta Leyva, e a Coordenadora do curso de Design Professora Me. Suzana Funk e Me. Gema Agliardi.
Antes da aula inaugural, os estudantes já haviam participado de três encontros seguindo sempre as metodologias do Ceja de acordo com o Projeto Político-Pedagógico. A turma conta atualmente com 13 estudantes senegaleses.
Na ocasião, houve uma dinâmica inicial com os estudantes. Cada um pôde expressar o que estão fazendo em Erechim e suas impressões do município. Em seguida foi reproduzido o hino nacional do Senegal seguido pelo hino nacional brasileiro. Após as primeiras dinâmicas foi a vez do estudante senegalês Mamadou Diack agradecer a receptividade e destacar “o grande tratamento e estrutura dado a todos nós através da educação. Queremos aprender cada vez mais sobre essa cultura tão bonita e sobre esse povo tão hospitaleiro”, disse.
Para o Coordenador de Pesquisa e Extensão da FAE Pedro Acosta Leyva, “Erechim é conhecida como a Capital da Amizade e assim temos visto nessas ações tão importantes de receptividade, acolhida e parceria com os mais diferentes povos”, disse. Já o Secretário de Educação Alderi Oldra falou sobre a importância da educação quanto troca de experiências. “A educação assume cada vez mais um papel fundamental de aproximação das diferentes culturas, na construção de laços fraternos e solidariedade internacional. A Prefeitura é parceira incondicional de ações como esta, que interage e inclui as pessoas”, destacou o Secretário Oldra.
Durante o ato foi assinado um protocolo de intenções e parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e a FAE, e consta que a primeira etapa do processo de inserção dos africanos na sociedade erechinense é o planejamento da alfabetização em língua portuguesa. Para isto, a Secretaria de Educação oferecerá profissional especializado, merenda escolar e vale-transporte; enquanto que a FAE colocará a disposição espaço adequado (sala de aula), carteirinhas da biblioteca da instituição para a retirada de livros e materiais didáticos, assim como oferecerá oportunidades de diálogos e participação nas atividades e atos de caráter socioeducativo.
Há ainda a intenção de parceria de uma segunda etapa se inserção que inclua para os africanos, acesso às tecnologias da informática e outras formas de socialização sociocultural que as possibilidades permitem.